Unicef usa celulares como aliados na luta contra o sarampo
Na Costa do Marfim, na África, o Unicef está usando ferramentas tecnológicas simples como meio de prevenir o próximo surto de sarampo. O órgão encontrou um aliado inesperado –os telefones celulares.
A ideia é usar tecnologia simples para divulgar informações sobre vacinas. “Com o intuito de vacinar mais de 13 milhões de crianças na Costa do Marfim, nós mobilizamos mais de 30 mil profissionais de saúde para poderem avançar e encorajar famílias a trazer suas crianças para os centros de vacinação”, diz Norman Muhwezi, especialista em inovação.
Relatórios e informações são registrados por meio de uma ferramenta simples chamada U-Report. Trata-se de uma plataforma que usa as redes sociais para trocar dados.
- Violência infantil: saiba identificar os sinais e como denunciar
- São Paulo tem 1º caso de contágio local de sarampo em 4 anos
- Como aprender inglês? Confira nossos conselhos para estudar
- 4 passeios temáticos incomuns e espetaculares na África do Sul
“O maior desafio aqui é que as vacinas estão sempre disponíveis, mas os pais não levam suas crianças para os centros para que elas sejam administradas”, explica Muhwezi.
Como as informações sobre o tema são escassas, mas o uso de smartphones é amplo, o Unicef está encontrando formas de incorporar a tecnologia para salvar vidas.
Veja a reportagem completa no Mashable