Vovó de 47 kg ergue 97 kg e leva título mundial

Willie Murphy não é uma mulher tradicional. Ela tem 77 anos, 47,6 kg e consegue levantar nada menos do que 97,5 kg, além de fazer flexões com uma mão e com a ponta dos dedos como quem come um brigadeiro.

A dedicação à academia começou há poucos anos, quando a americana passou na frente de uma unidade da YMCA (no Brasil, a ACM, ou Associação Cristã de Moços) e viu uma placa anunciando um campeonato de levantamento de pesos. Quando perguntou a um funcionário se podia participar, ouviu um gaiato “Vai fundo, vovó!”, segundo o “Rochester Democrat And Chronicle”.

Ela foi. Começou levantando pesos de menos de 2,5 kg. Treinou sozinha (diz que não tem como pagar personal trainer) e, em novembro, voltou cheia de troféus do campeonato mundial de levantamento de peso em Riverdale (EUA), sendo um deles o de Levantadora do Ano.

Willie treina três dias por semana e faz questão de ressaltar que não usa esteroides. Também afirma que é importante que os jovens a vejam na academia. “Eles veem que sou velha, mas não estou sendo empurrada numa cadeira de rodas”, disse ela ao jornal “USA Today”. “Posso retirar minha própria neve com pá. Posso empurrar meu carro, se ele ficar atolado. Tenho quase 80 anos e ainda estou aproveitando a vida.”

Assista a um vídeo com suas proezas:

Por QSocial

*Este texto faz parte do projeto Geração Experiência, que tem como objetivo mostrar histórias de pessoas com mais de 60 anos que são inspiração para outras de qualquer idade.