Vovós produzem peças de grife e combatem isolamento
Uma iniciativa que reúne jovens em início de carreira e idosos com experiência em trabalhos manuais. Dessa união nasceu a Granny’s Finest, marca fashion holandesa.
Em vez de ficarem em casa, os idosos se encontram semanalmente em grupos para produzirem o que mais sabem – pode ser tricô, crochê e bordado, por exemplo. É o momento perfeito não só para produzir artesanato mas também para socializar e interagir com a comunidade.
O trabalho das vovós – e, por vezes, vovôs – é realizado em conjunto com o de jovens designers, fotógrafos, maquiadores e estilistas. Eles ganham experiência e enriquecem o portfólio.
- Pesquisa identifica moléculas associadas à depressão em idosos
- A história de um vovô que, aos 63, resolveu encarar um intercâmbio
- Exposições imperdíveis para ver em NY durante a WorldPride
- Bolsas de estudo no Canadá para brasileiros, muitas oportunidades
O resultado pode ser visto além das peças da grife fashion, como casacos, chapéus e cachecóis. A Holanda tem uma população de 2,6 milhões de pessoas com mais de 65 anos. Muitas vivem sozinhas e veem seus rendimentos caírem.
Com o trabalho conjunto, não apenas a solidão é evitada, como se cria uma coesão social. O conhecimento também é dividido entre gerações.
Por QSocial
*Este texto faz parte do projeto Geração Experiência, que tem como objetivo mostrar histórias de pessoas com mais de 60 anos que são inspiração para outras de qualquer idade.