Últimas notícias:

Loading...

10 destinos de ecoturismo no Brasil para descobrir em 2017

Não sou muito fã dessas listas de destinos e tendências que levam todos para ‘lugares comuns’ porque estão na moda ou porque são mais baratos. Acho que diversidade, originalidade, escolhas criativas e o menos procurado são experiências muito mais interessantes.

Depois de muita pesquisa, resolvi então dividir com vocês essa lista de escolhas criativas no Brasil, com lugares que ainda não cairam na ‘boca do povo’, mas têm tudo para fazer os ecoturistas, aventureiros e amantes da natureza se apaixonarem.

Confira 10 destinos de ecoturismo no Brasil para descobrir em 2017:

1. Serra do Roncador, MT

Uma região cercada de lendas, misticismo e beleza. A Serra do Roncador se estende do município de Barra do Garças, no Mato Grosso, até a Serra do Cachimbo, no Pará, mesclando chapadões com uma cordilheira de formações rochosas imponentes e inúmeras cavernas, grutas, inscrições rupestres, além de lagos subterrâneos com um azul cor de piscina. A paisagem única ainda é pouquíssimo explorada por nós e um convite para ecoaventureiros, exploradores místicos e apaixonados pela natureza.

2. Presidente Figueiredo, AM

Na Região Metropolitana da capital do Amazonas, a 107 km do centro de Manaus, está Presidente Figueiredo, a cidade conhecida como a “Terra das Cachoeiras”. São mais de 150 cachoeiras, além de rios, corredeiras, grutas, cavernas e natureza exuberante que possibilitam práticas como o rafting, bóia cross, caiaque, tirolesa, rapel, arvorismo, observação de aves e trilhas na selva.

Na Terra das Cachoeiras, um mergulho para lavar a alma
Na Terra das Cachoeiras, impossível não encontrar uma para um mergulho de lavar a alma

3. Parque Nacional do Pau Brasil, BA

Criado em abril de 1999 e localizado na Costa do Descobrimento, no distrito de Vale Verde, em Porto Seguro, o Parque Nacional do Pau Brasil finalmente abriu as portas para visitação em abril de 2016. A Unidade de Conservação abriga 19 mil hectares do bioma mais ameaçado do país, a Mata Atlântica, e ainda seis trilhas sinalizadas, cachoeira, mirantes de observação da paisagem, aves raras e o “refúgio do pau-brasil”, que reúne, no mesmo espaço, árvores jovens e milenares.

Recém inaugurado para visitação, o Parque Nacional Brasil
Recém inaugurado para visitação, o Parque Nacional Brasil abriga o verde da Mata Atlântica

4. Três Coroas, RS

Três Coroas está a apenas 40 minutos de Gramado, na Serra Gaúcha, mas pouca gente conhece. É um paraíso para os ecoturistas, que aproveitam o Rio Paranhana para a já consagrada prática de rafting e canoagem. Parques privados e um parque municipal, em meio ao incrível verde da serra, oferecem infraestrutura e atividades para famílias, incluindo tirolesa, canopy, quadriciclos, rapel, arco e flexa e muito mais.

Além de atividades de aventura, Três Coroas abriga o maior templo budista tibetano da América Latina
Além de atividades de aventura, Três Coroas abriga o maior templo budista tibetano da América Latina

5. Monte Verde, MG

Cercada pelas montanhas da Serra da Mantiqueira, Monte Verde, em Minas Gerais, está a 1.600 metros de altitude. Esbanja um pouco do charme, da arquitetura e do clima europeus. Além de explorar a pequena cidade, a região convida para o turismo rural, com visitação em antigas fazendas, e para a aventura, com trilhas, passeios a cavalo, quadriciclos, tirolesas e parede de escalada.

O verde e o charme europeu encantam quem chega na pequena Monte Verde
O verde e o charme europeu encantam quem chega na pequena Monte Verde

6. Ilha do Marajó, PA

A maior ilha do Brasil e maior ilha fluviomarítima do mundo vem caindo no gosto do brasileiro ainda bem aos pouquinhos. Para ajudar o visitante a conhecer seu charme, o Governo do Estado do Pará inaugurou, em outubro de 2016, um voo direto Belém-Soure que sai todas as segundas e sextas-feiras. Ali, mais do que o ecoturista, entra em cena o viajante que busca experiências únicas, descobrindo a gastronomia e a gente locais, o artesanato, a flora típica da Amazônia e os famosos búfalos da ilha.

ilha-marajo-para_trivago
Os búfalos e a gastronomia revelam um pouco do charme da Ilha de Marajó, a maior ilha do Brasil

7. Nobres, MT

Quem pensa que a beleza dos lagos azuis cristalinos, cachoeiras e aquários de água doce repletos de peixes é exclusividade de Bonito está enganado. Na cidade de Nobres e na vizinha Bom Jardim, no Mato Grosso, os ecoturistas encontram os mesmos encantos e atividades, que incluem flutuação, mergulho, trilhas, tirolesas, rapel, boia cross e observação de vida silvestre. A infraestrutura turística, bem menos desenvolvida do que em Bonito, é compensada pelos preços mais baixos.

"Não é Bonito, é Lindo" é o slogan de Nobres, esse incrível destino quase sempre comparado ao municipio de Bonito
“Não é Bonito, é Lindo” é o slogan de Nobres, esse incrível destino quase sempre comparado ao municipio de Bonito

8. Chapada das Mesas, MA

O estado do Maranhão abriga esse estonteante Parque Nacional com 160 mil hectares de cerrado. Diversas trilhas e cachoeiras se escondem em meio ao incrível relevo de rochas que merece fotos a toda hora. O grande destaque é o por do sol na famosa Pedra Caída, que tem uma abertura no formato do estado de Tocantins. Os passeios variam em preço e nível de dificuldade.

ministerio_do_turismo_chapada_das_mesas
Aos poucos a Chapada das Mesas está ganhando fama entre as chapadas e os amantes da natureza no Brasil

9. Morretes, PR

A apenas 1 hora de Curitiba, aos pés da Serra do Mar, está a acolhedora cidade de Morretes. Muitos viajantes aproveitam para chegar por lá de trem, em um passeio que começa na capital paranaense e se estende pelas margens da serra com vistas panorâmicas. Já em Morretes há diversas opções de trilhas, montanhismo, rafting, cachoeiras e boia cross.

Pertinho de Curitiba, Morretes é uma dessas econdidas e charmosas cidades escondidas que merecem uma visita
Pertinho de Curitiba, Morretes é uma dessas econdidas e charmosas cidades escondidas que merecem uma visita

10. Parque Nacional do Caparaó, ES | MG

O Parque Nacional do Caparaó, na divisa de Minas Gerais com o Espírito Santo, é um dos destinos mais procurados pelos adeptos do montanhismo no Brasil. Isto porque ele abriga o terceiro ponto mais alto do País, o Pico da Bandeira, com 2.892 metros de altitude. Cachoeiras, trilhas, piscinas naturais e encantadores vistas do por-do-sol e do amanhecer são outros atrativos.

As paisagens do Parque Nacional do Caparaó, entre Minas e o Espirito Santo, surpreendem os ecoturistas
As paisagens do Parque Nacional do Caparaó, entre Minas e o Espirito Santo, surpreendem os ecoturistas

Veja mais em www.viajarverde.com.br

Compartilhe:

?>