Últimas notícias:

Loading...
EM ALTA

5 pratos típicos que não pode deixar de provar no Porto

Por: Catraca Livre

Eleita em 2017 pela terceira vez como o Melhor Destino Europeu pela European Best Destinations, a cidade do Porto não só impressiona  pela beleza das suas paisagens e pelo aroma de seus vinhos, como também pela sua encantadora gastronomia.

Entre as influências dos pratos típicos do país, existem aqueles que são verdadeiramente portuenses. Alguns destes encontram-se reunidos nesta lista, contendo os sabores que não se podem deixar de provar ao visitar a linda cidade:

Tradição Portuense: Francesinha. Pratos típicos.
Francesinha.

1 – Francesinha

Famosa pelo sabor característico do seu molho, o prato contém normalmente pão de forma, bife, linguiça, salsicha fresca, fiambre e queijo. Há ainda a possibilidade de acompanhamento de ovo frito e batatas fritas, a gosto do consumidor.

Tradição Portuense: Tripas à Moda do Porto. Pratos típicos.
Tripas à Moda do Porto

2 – Tripas à Moda do Porto

Feito com feijão e vários tipos de carne, o prato é apreciado com bastante tempero e servido quente. A sua receita mais tradicional leva tripas de vitela, chouriço de carne, orelheira, toucinho entremeado ou presunto, salpicão, carne da cabeça de porco, frango, banha, feijão, legumes e vários temperos.

Bacalhau, peixe muito consumido em Portugal. Pratos típicos.
Crédito: PicasaBacalhau à Gomes de Sá

3 – Bacalhau à Gomes de Sá

Como a maioria dos pratos portugueses, a gastronomia portuense também se destaca pela presença do peixe, essencialmente o bacalhau. Este ganhou uma receita especial na cidade do Porto, que se difundiu por todo o país, o bacalhau à Gomes de Sá. Esse é preparado com ovos, batatas, cebolas e azeitonas pretas.

Caldo Verde, tradicional sopa portuguesa. Pratos típicos.
Caldo Verde

4 – Caldo Verde

Uma receita da região minhota que conquistou os portuenses. Inclusive, encantou aos maiores poetas da história portuguesa, como Eça de Queiroz e Fernando Pessoa, que versaram sobre a deliciosa sopa. Tem um sabor característico, sendo preparado com batatas, couve-galega e acompanhado por chouriço e azeite. É também muito típico das festas de S. João.

Papo de Anjo. Doce português. Pratos típicos.
Papo de Anjo

5 – Papo de Anjo

Por último, claro, vem a sobremesa. Tradicionalmente produzido em conventos portuenses, o doce é feito com gema de ovos e açúcar e servido com calda doce. Perfeito com um cálice de vinho do Porto para acompanhar.

Compartilhe:

?>