7 dicas para viajar de carro com bebês

Curtir as férias, visitar os parentes e amigos, aproveitar um final de semana, ou relaxar no feriado. Para quem adora colocar o carro na estrada, não é preciso muitos motivos para viajar: basta apenas ter uma folguinha na agenda.

Porém, para viajar de carro com bebês, a programação e a logística mudam completamente. Afinal, toda a programação e o roteiro do passeio ficará em função dos pequenos. Além de viajar mais devagar, é fundamental ter alguns cuidados para garantir o bem-estar e o conforto do bebê.

Para os pais de primeira viagem, separamos algumas dicas! Vale a pena conferir:

1 – Itens essenciais e planejamento

Viajar de carro com bebês a programação e a logística mudam completamente

Para fazer uma viagem com conforto para os bebês é sempre útil ter alguns itens à mão. Água, comidinhas, protetor solar, brinquedos, travesseiro, fraldas, mamadeira e trocador portátil são apenas alguns deles. Antes de arrumar as malas, procure fazer um checklist de viagem para garantir que não esqueceu nada.

Além de planejar os itens para levar, vale a pena também checar o roteiro. Verifique se existem postos de apoio para paradas durante o caminho, ou mesmo cidadezinhas que podem servir para um descanso mais prolongado.

2 – Atenção para a segurança

Nem pense em colocar o carro na estrada sem uma boa revisão e uma cadeirinha adequada ao tamanho e peso do seu bebê. Além de conferir mais conforto durante a viagem, esse item é fundamental para protege-lo de colisões ou acidentes.

Caso seja necessário retirar o bebê de sua cadeirinha durante a viagem, o jeito mais seguro de fazer essa manobra é parando em um posto de gasolina ou serviço. Nada de retirar o bebê da cadeirinha com o carro em movimento e acostamentos também devem ser evitados.

3 – Para um pouquinho, descansa um pouquinho

Para ter tranquilidade na hora de viajar de carro com bebês, nada de ter pressa! Caso o roteiro tenha mais do que 300 quilômetros, o ideal é escolher uma cidade no meio do caminho e parar para dormir e descansar. Em viagens mais curtas, as paradas devem acontecer a cada uma hora e meia ou duas horas.

Durante as paradas troque as fraldas, hidrate o pequeno e se for a hora de mamar, respeite os seus horários. Para quem está amamentando as paradas são fundamentais. Nem pense em dar de mama em movimento. Além de ser perigoso, pode causar enjoos na criança.

4 – Escolha horários mais tranquilos

Pais com crianças pequenas ou bebês devem evitar ao máximo os horários de pico na estrada

Ficar parado por horas em um congestionamento e ainda ter um bebê irritado e chorando no banco de trás, não parece uma boa ideia, não é mesmo? Para evitar esse tipo de situação, pais com crianças pequenas ou bebês devem evitar ao máximo os horários de pico na estrada. Antes de sair verifique o movimento junto às concessionárias que administram as rodovias, ou mesmo sites especializados que oferecem esse tipo de informação. Muitas vezes, vale mais perder um dia de viagem e sair no dia seguinte do que ficar preso em qualquer congestionamento.

Clique aqui e confira outras três dicas adicionais no blog do Pegcar!