7 lugares ao redor do mundo que mais se parecem com a lua

Há quase 50 anos o astronauta Neil Armstrong pisou pela primeira vez na lua. Pisou mesmo, ou foi em algum lugar aqui na Terra em cenário montado por Hollywood? Dizem muitos incrédulos que o filme teve a direção de Stanley Kubrick. Confira sete lugares que poderiam ter servido de set de filmagem.

1 – Deserto de Lut, Irã

Lut foi o local escolhido pela Nasa para ser a Lua

Este deserto conhecido também como Dasht –e Lut, localizado no sudeste do Irã, é de longe o lugar mais quente da Terra. Suas temperaturas já chegaram a 70°C. Para a maioria dos “são tomés”, Lut foi o local escolhido pela Nasa para ser a Lua. Tudo ali corresponde às imagens dos primeiros passos do astronauta Armstrong: os campos de dunas assolados pelos ventos, a areia fofa, além do efeito da “luz americana”, aquela lente especial que faz o dia parecer noite.

2 – Mojave, Estados Unidos

O deserto de Mojave fica na fronteira da Califórnia com o Estado de Nevada

Para não ir muito longe, a Nasa montou o cenário do homem na lua em seu próprio país. O lugar escolhido foi o deserto de Mojave, mais precisamente no Vale da Morte. Muito árido e quente, fronteira da Califórnia com Nevada, tem tudo para ter sido o set de filmagem do homem chegando à lua. Teve como vantagem os baixos custos da operação.

3 – Ischigualasto, Argentina

Vista do Parque Nacional de Ischigualasto

Hoje o Parque Nacional de Ischigualasto é bem conhecido na Argentina, mas há 50 anos poucos sabiam de sua existência. Localizado na Província de San Juan, é considerado um lugar “lunar”, fora desse mundo. Região perfeita para o “pouso” da Apollo 11.

A natureza erma, as dunas rochosas e o chão fofo e poeirento que marca as pegadas, são pontos fortes para que o astronauta tenha descido ali.

4  – Vale da Lua, Chile

O Atacama é o deserto mais árido do mundo

O mais árido dos desertos do mundo, o Atacama é sempre apontado como o lugar aqui na Terra que mais se assemelha à superfície lunar. É também um local muito frequentado pelos cientistas da NASA para seus experimentos, não só de sobrevivência, como para testar os protótipos de veículos a serem utilizados na Lua.  Esse foi o caso do “Rover Lunar”, durante a missão da Apollo 15.

5 – Tadrart Acacus, Argélia/Líbia

Vista do deserto Tadrart Acacus

Esta cadeia montanhosa que faz parte do Saara tem uma variedade de paisagens saarianas tão originais que impressionam qualquer viajante. O local escolhido pela Nasa, como muitos afirmam, se encontra ao lado das impressionantes dunas de 150 metros de altura, formadas pelas areias vulcânicas pretas de Waw an-Namous, perto dos lagos do deserto.

Não só pela beleza cênica, mas pelas pinturas rupestres que datam de dezenas de milhares de anos, o Tadrart Acacus é Patrimônio Mundial da Unesco.

6 – Rub al-Khali

O lugar é considerado o mais contínuo deserto de areia do mundo

Localizado na Península arábica, o próprio nome já entrega: Rub al-khali pode ser traduzido como um “quarto de lua”, ou “região erma”. Para os beduínos que ali transitam seu nome é ar-Ra lah, que significa “areia”. Considerado o mais contínuo deserto de areia do mundo, tem nas dunas que se formam pelos fortes e constantes ventos, o Shamal, um dos cenários mais bonitos dos desertos, pois o que você está vendo hoje, vai ver de outro jeito amanhã.

Muitos dos que não acreditam que o homem chegou à lua, afirmam categoricamente que esse foi o set da filmagem da Apollo 11, precisamente no lugar ao lado de uma cratera formada pela queda de grande meteorito.

7 – Bardenas, Espanha

Localizado ao norte da Espanha, o lugar serviu de cenário para filmes e séries de TV

Esse semideserto, localizado ao norte da Espanha parece outro planeta. Sua natureza formada por mesetas e vales fragmentados é descrita como uma das mais inóspitas do país. Por sua singularidade, suas paisagens serviram de pano de fundo para diversas séries de TV, filmes de extraterrestres, e de ação, entre eles “Game of Thrones”, e vários filmes de James Bond.

Em parceria com Viramundo e Mundovirado

Site de viagens e descobertas. Sugestões para despertar a mudança que o viajante, mesmo sem o saber, deseja. Viajar muda também seu interior, daí “viajar para se descobrir”

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Viramundo e Mundovirado

A Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.