Noite dedicada ao jazz na Serralheria recebe a banda holandesa Eke

Dia 23, o espaço Serralheria na Lapa recebe a banda Eke na noite DadaJazz que acontece toda sexta-feira. A entrada custa R$ 10.

Sobre a banda

Eke é improvisação livre. Esse método em que o processo criativo e o resultado sonoro quando se juntam surge como uma emocionante experiência de ponta tanto para o público quanto os artistas. Enquanto improvisam a contraponto e confiando em suas linguagens individuais e de diferentes estilos musicais são bem sintonizados uns com os outros através da maneira intensa em que este diálogo se desenrola. O resultado é uma nova composição instantânea com grande contraste de dinâmica e textura com elementos de noise, jazz do século 20 e composto por música punk.

divulgação
Banda Eke

Sobre os integrantes

Yedo Gibson
Nascido em São Paulo em 1981, o Saxofonista, Clarinetista, Trombonista, Tubista, Flautista e compositor Yedo Gibson descubriu a música improvisada tocando com Antonio “Panda” aos 18 anos de idade, antes disso, entre outros grupos, ele tocou em grupos como Armazem Abaporu, Orchestra Zoio d’agua e Gibson Brothers Quartet.

Mas, foi o amor pela improvisação que fez o músico paulistano ir buscar novos horizontes musicais na Europa em 2004 indo primeiro para Londres onde participou da London Improvisers Orchestra ao lado de fantásticos improvisadores como Evan Parker, Lol Coxhil e Steve Beresford. Por Londres também teve o quarto disco (Caetitu) lançado pela gravadora Emanen.

Passados dois anos, Yedo se mudou para Holanda onde foi estudar composição no Royal Conservatoire em Haia, por lá, além de participar do trio Eke with Oscar J. Hoogland and Gerri Jaeger, também fundou sua própria orqestra Royal Improvisers Orchestra (RIO) uma orquestra com 19 musicos de 11 países distintos tocando desde Harpa até computadores.

Pela Holanda, já tocou com os maires nomes da improvisação livre e tem seu outro trio “Yedo Gibson trio” com o baterista Ingles Steve Noble e o Guitarista Finlandes Mikael Szafirowisk.

Oscar Jan Hoogland
O clavicorde de Hoogland é amplificado, afinado uma oitava abaixo e usado para efeitos sonoros desde miar de gatos até efeitos de video game. Oscar Jan Hoogland, Amsterdam 1983, é um improvisador, pianista, compositor e uma das mais importantes figuras da cena de música e dança improvisada em Amsterdam. Ele trabalha com grupos fixos como Eke, The Ambushparty, the
Royal Improvisers Orchestra a com seu duo com Han Bennink mas também faz muitos concertos onde conhece os músicos pela primeira vez no palco.

Sua música muito única, foi levada para outra dimensão após a criação do seu clavicorde elétrico que juntou o mundo do piano com o da guitara elétrica num novo som.

Hoogland tocou com quase todos os musicos de improvisação livre na Holanda como Michael Moore, Mike Reed, Ab Baars e Misha Mengelberg, uma lenda viva da improvisação holandesa.

Gerri Jaeger
Tem tocado bateria desde os 9 anos de idade, com 11 anos começou sua carreira musical na orquestra Musikkapelle Oetz de Tirol Austria, onde Gerri foi nascido e criado. O resto de sua adolescência, passou tocando guitarra e bateria em gupos de
black metal e hardcore, basicamente qualquer musica entre volume alto e muito mais alto.
Mais tarde, estudou bateria no Conservatório de Amsterdam onde toca regularmente com grupos como EkE, Brown vs Brown and Knalpot. Sempre juntando a liberdade da improvisação livre com elementos de rock e punk.

Por Redação