A vanguarda cinematográfica de Ingmar Bergman
Mostra reúne 51 filmes assinados pelo diretor sueco
Sufocado pelo assombro da modernidade que começava assolar a sua época, o cineasta sueco Ingmar Bergman usou a câmera como ferramenta que espelhasse esse seu estranhamento com as convergências comportamentais do mundo que o cercava.
Questionamentos inerentes à existência humana, como morte, desejo e religiosidade, permeiam a vasta produção do diretor, apontado por Woody Allen como “provavelmente o maior diretor desde a invenção da câmera”.
Entre 13 de junho e 15 de julho, o público paulista entra em contato com o mundo cinematográfico do cineasta na “Mostra Ingmar Bergman”, em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Com mais de 50 títulos, a exposição é a maior já realizada na capital paulista com obras do diretor. Os ingressos para as sessões custam até R$ 4.
- IV Festival Cine Inclusão acontece com foco no envelhecimento e dá protagonismo a pessoas idosas
- 44 novos filmes e séries que estreiam em fevereiro na Netflix
- Inspirada em Ingmar Bergman, peça tem temporada online
- Filmes fora do comum para ver na Netflix, Amazon Prime e Telecine
Com curadoria de Giscard Luccas, a mostra passeia por diversos momentos da carreira de Bergman, em filmes consagrados como “Luz de Invermo”, “Monica e o Desejo” e “Da Vida das Marionetes”.
Confira dois filmes de Bergmann que você encontra na programação da mostra:
Através do Espelho
Através do Espelho (Såsom i en spegel, Suécia, 1961, 112′)
Em 1963, o filme foi vencedor do Oscar na categoria “Melhor Filme Estrangeiro”, e marcou o início da “Trilogia do Silêncio”, que é completada por “O Silêncio” e “Luz de Inverno”. A trama apresenta uma família que, isolada em uma ilha durante as férias, passa por um processo de degradação devido aos distúrbios psicológicos de Karin, uma jovem garota.
A Fonte da Donzela
A Fonte da Donzela (Jungfrukällan, Suécia, 1960, 89′)
A narrativa se passa no século 16, norte da Europa, em uma época em que a população sueca estava dividida entre ideologias cristãs e pagãs. Um casal adepto ao cristianismo passou todos os valores da religião para sua filha. Certo dia, a garota se dirigiu à igreja para acender velas para Virgem Maria, e durante o percurso, foi violentada e assassinada por dois pastores, que posteriormente vão pedir abrigo aos pais da garota inconscientemente. Uma equação trágica faz com que o casal descubra que a dupla de pastores é autora do crime, e eles tentam se vingar a qualquer custo.
http://www.youtube.com/watch?v=JjQkpsrni-M