As figuras femininas de Victor Brecheret

Esculturas do artista ítalo-brasileiro que celebrarão o aniversário de 15 anos do museu, no dia 10 de maio, na mostra “Brecheret Mulheres de Corpo e Alma”. São 60 peças e 106 desenhos inéditos do chamado “escultor de São Paulo. A mostra será realizada no grande salão do MuBE, de 11 de maio a 25 de julho e a entrada é Catraca Livre.

Pela primeira vez, serão reunidas apenas as figuras femininas de Brecheret, em corpos íntegros, bustos, cabeças e torsos, reclinados ou em posturas frontais.


O artista

Brecheret nasceu em 15 de dezembro de 1894, na cidade de Farnese, província de Viterbo, Itália, e muito criança ficou órfão de pai e mãe, quando foi morar com os tios Augusto e Paulina Nanni. Desde pequeno adorava fazer bonecos de barro, que queimava no forno de sua casa.

Em 1936,  iniciou a construção do Monumento às Bandeiras, e só o finalizaria em 1953. Brecheret administrava o seu tempo para executar outros trabalhos, fazendo também, neste período, “Graça I” e “Graça II” para a Galeria Prestes Maia, “Depois do Banho”, que se encontra no Largo do Arouche, “Monumento a Duque de Caxias”, no Parque Princesa Isabel.

Por Redação