CCBB promove série de debates sobre temas sócio-culturais
"Imigrantes e Refugiados: Descolamentos em Um Mundo em Crise", ocorre em diferentes terças-feiras de junho
Com propósito de jogar luz sobre questões sócio-culturais pertinentes na sociedade contemporânea, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), promove a série de encontros “Imigrantes e Refugiados: Descolamentos em Um Mundo em Crise”.
Com entrada Catraca Livre, o evento ocorre em diferentes terças-feiras do mês de junho, nos dias 5 e 12, sempre às 19h30.
Os encontros reúnem sociólogos, antropólogos, psicanalistas e outros especialistas para discutir temas variados, como o processo de imigração no Brasil, a trajetória política e cultural da África e os desdobramentos políticos do mundo árabe.
- SP abre 1.145 vagas em cursos gratuitos na área da cultura
- Maio no Sesc Santo André tem programação que exalta a riqueza da cultura afro-brasileira e a importância da luta antirracista através de múltiplas linguagens
- A merda que vai continuar na Cultura se Bolsonaro for reeleito
- História da cidade de SP e sua gente: para ver mais do que atrações
Antes de cada encontro, haverá uma apresentação artística (peça teatral, filmes e música), que dialogam diretamente com os temas abordados.
Confira a agenda do mês de junho:
Dia 5
Dia 5, às 19h30
Tema: “Trauma e Deslocamentos Humanos: Imigração e Refúgio”
Este encontro aborda as questões recorrentes que impulsionam imigrantes e refugiados a sair de sua terra natal devido a guerras, atritos políticos e outras formas de repressão social que culminam no deslocamento.
Antes do bate-papo, ocorre a exibição do curta-metragem “Home-vídeo”, de Lucas Rached. Os palestrantes deste dia são: Máscio Seligmann-Silva (Unicamp), Ana Maria Medeiros da Costa (UERJ, APPOA). A coordenação fica por conta de Reginaldo Nasser (PUC-SP).
Dia 12
Dia 12, às 19h30
Tema: : Políticas para Imigrantes e Refugiados
Com apresentação musical de WEM e Rodrigo Fuji, a conversa aborda questões inerentes ao contexto de acolhimento de imigrantes e refugiados por todas as esferas sociais.
A mediação da conversa fica por conta de Mauro Iasi (professor da UFRJ), o debate conta com a presença de Paulo Abrão (Secretário Nacional da Justiça, PUC-RS e Universidade Católica de Brasília), Paolo Parise (Instituto de Teologia São Paulo-Itesp).