“Cidade Múltipla” retrata a cidade de São Paulo

Começa dia 29 de maio a exposição “Cidade Múltipla” de autoria do fotógrafo Ricardo Hantzschel, na Caixa Cultural Sé. A entrada é Catraca Livre.

“Cidade Múltipla” é um ensaio fotográfico, composto por 14 fotografias preto e branco, que enfoca referências arquitetônicas da cidade de São Paulo sob o ponto de vista de cinco diferentes câmeras pinhole. O resultado é uma cidade improvável, construída por conjuntos de instantes que formam camadas de tempo sobrepostas em cada registro, remetendo à veloz e caótica metamorfose cotidiana da metrópole.

Pinhole são câmeras artesanais feitas com caixas ou latas vedadas, onde a luz penetra apenas por pequenos furos feitos com uma agulha. Na face oposta ao orifício coloca-se um papel fotográfico que registra a imagem formada no interior da câmera.

A beleza deste aparato, que remonta à descoberta da câmera obscura no Renascimento, está na sua forte presença de acaso e precariedade, já que não há lente, obturador, visor ou diafragma. Simplesmente o ordenamento físico dos raios de luz e a sensibilidade do papel quimicamente revelado.

Por Redação