Cinemateca Brasileira promove a “VI Jornada de Cinema Silencioso”

Filme “O Gabinete do Dr. Calligari” ganha exibição no Auditório do Ibirapuera

Por: Redação Comunicar erro

Recriando a aura do cinema em seus primeiros anos, a Cinemateca Brasileira recebe a “VI Jornada Brasileira de Cinema Silencioso”. Sob curadoria de Adilson Mendes, o evento acontece entre os dias 11 e 19 de agosto, com entrada Catraca Livre.

divulgação
“O Gabinete do Dr. Calligari”, de Robert Wiene

Este ano o evento traz as mostras: “Luzes e Sombras”, dedicada ao cinema expressionista alemão, “Cinema Soviético dos Anos 1920”, um panorama sobre a revolução russa, “Brasil – O Espetáculo de 1922”, com filmes que tem como tema a nacionalidade e “Destaques de Pordedone”, com título do mais famoso festival dedicado ao gênero.

Outra atração da jornada é o “Salão da Novidades”, no qual o público pode conferir uma série de atrações que reencenam a natureza popular do cinema por meio de apresentações, performances e circo como “A Mulher Barbada”, “Teatro dos Bonecos”, “Tenda de Caligari” e “O Ilusionista”.

O evento conta ainda com a parceria de músicos que acompanham ao vivo as principais sessões, como as bandas Abaetetuba, Solistas da Camerata Aberta, Paulo Santos, Psilosamples, Marcelo Armani, Mario Manga, Objeto Amarelo, Maurício Takara, Guilherme Granado e Rogério Martins.

Encerrando o evento no dia 19, às 19h, a fachada do auditório do Ibirapuera recebe uma exibição ao ar livre do “O Gabinete do Dr. Calligari”, de Robert Wiene com acompanhamento musical de Mário Manga.

1 / 6
1
07:11
5 filmes gratuitos para expandir a consciência
Hoje iremos indicar filmes que vão te ajudar a expandir a consciência, ou seja, vão ampliar suas percepções sobre si …
2
14:48
Os principais momentos do debate sobre ‘violência obstétrica’
O Ministério da Saúde aboliu o uso do termo “violência obstétrica” alegando que tal afirmação é inadequada por que “tanto …
3
04:36
Vamos falar sobre Educação sexual?
É importante falar sobre métodos de prevenção antes de iniciar a vida sexual? A Dra. Marianne Pinotti, ginecologista e obstetra, fala …
4
03:14
Datafolha: brasileiros não lembram de medidas positivas de Bolsonaro
Um levantamento realizado pelo Datafolha e divulgado pela Folha de S. Paulo mostra que 4 em cada 10 brasileiros não …
5
06:11
As melhores dicas sobre corrimento feminino
Quais os sintomas da Candidíase? Como tratar e saber diferenciar de outros tipos de corrimentos? A Dra. Marianne Pinotti, ginecologista e …
6
01:38
A importância da vacina do HPV
Por que tomar a vacina contra o HPV é tão importante? O Dr. Gonzalo Vecina, médico e fundador da ANVISA, fala …