Cinemateca faz exposição sobre as obras do diretor polonês

Cartazes, fotografias e stills dos filmes de Roman Polanski farão parte da exposição em homenagem ao diretor no saguão da sala BNDES da Cinemateca Brasileira. De 3 a 27 de junho quem visitar a Cinemateca poderá ter uma cronologia do trabalho do diretor.

Faz parte da mostra filmes estudantis feitos na Escola Nacional de Estudos Superiores em Cinema, Televisão e Teatro de Lódź e terminando com as produções mais recentes.

Já apresentada na Polônia, na Alemanha e na Inglaterra, a exposição tem, em sua versão brasileira, a curadoria de Urszula Groska, a partir da curadoria original de Krystyna Zamyslowska e Piotr Kulesza.

Receber esta exposição e esta retrospectiva de filmes dedicadas à obra de Roman Polanski é, para o público brasileiro, um acontecimento histórico. Diante desse público, o cineasta tem grande reconhecimento, pois sua obra toca em vários valores universais. Esses são valores próximos a nós, brasileiros, e representam a diversidade étnica e cultural, com respeito à tolerância e às diferenças. Certamente, ela encontrará repercussão junto à mídia e ao público, ajudando a jogar luz sobre a produção de um artista fundamental num momento em que ela se encontra ofuscada diante do sensacionalismo com que vem sendo tratada sua polêmica vida pessoal.

Por Redação