Cinemateca recebe mostra “On The Road”
Programação exibe filmes do gênero narrativo associado ao cinema americano
Pegando carona no lançamento do filme “Na estrada”, de Walter Salles, que adapta o romance do escritor Jack Kerouac, a Cinemateca recebe, durante o mês de junho, a mostra “On The Road”.
Frequentemente associado ao cinema americano e ao universo da contracultura dos anos 1960, as exibições dedicadas aos road movies conta com filmes de Agnès Varda, Wim Wenders, David Lynch e Jean-Luc Godard, ao lado de longas nacionais dos anos 2000 inspirados pelo gênero narrativo.
Entre as obras selecionadas estão “Diários de Motocicleta”, “Cinema, Aspirinas e Urubus”, “Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo”, “Árido Movie”, “Estrada para Ythaca”, “A última Estrada da Praia”, “A fuga da Mulher Gorila”, e “Além da estrada”.
- Cinemateca recebe ciclo de cinema e reflexão sobre ética e bioética
- “Filmes de Estrada” chegam às telas do Cinusp
- Cinemateca faz homenagem ao cineasta Roberto Farias
- Mostra “Horror no Cinema Brasileiro” resgata títulos raros do gênero na Cinemateca
Os clássicos “Iracema – uma transa amazônica”, “Bye bye Brasil” e “O mentiroso”, completam a programação. As exibições acontecem entre os dias 5 e 24 de junho, com entrada até R$ 8. Confira a programação completa aqui.
Árido Movie
Árido Movie (Pernambuco, 2005, cor, 115’, dir.: Lírio Ferreira)
Famoso repórter de uma emissora de TV é convocado pela família a regressar à sua terra natal, no sertão nordestino, para acompanhar o enterro de seu pai, que foi assassinado. O filme retrata um ambiente assolado por problemas sociais – seca, miséria, guerra de água, extermínio de índios e misticismo.
http://www.youtube.com/watch?v=jaVWixgAfh8&feature=related
Diários de Motocicleta
Diários de Motocicleta (Argentina/EUA/Chile/Peru/
Em 1952, Ernesto “Che” Guevara, então um jovem estudante de medicina, junta-se ao amigo Alberto Granado para viajar pela América do Sul em uma velha moto, arranjando caronas e fazendo longas caminhadas. Baseada no livro homônimo de memórias do líder da Revolução Cubana, esta foi a primeira produção internacional dirigida por Walter Salles.
http://www.youtube.com/watch?v=nirpWjOAnbU
Cinema, Aspirinas e Urubus
Cinema, Aspirinas e Urubus (Pernambuco, 2005, cor, 99’, dir.: Marcelo Gomes)
O longa-metragem de estreia do diretor narra a história de um alemão, fugido da Segunda Guerra Mundial, perambula pelo sertão do Nordeste vendendo analgésicos. Durante suas viagens, conhece um jovem nordestino que quer escapar da seca e se mudar para a cidade. Juntos, eles percorrem diversos povoados, cruzando estradas e exibindo filmes para promover o “remédio milagroso”.
http://www.youtube.com/watch?v=IPy1OuX0mls