Cinemateca recebe mostra “Tradição e Invenção”
Ciclo envolve cinema e a psicanálise
A Cinemateca, em parceria com Federação Psicanalítica da América Latina, inaugura neste mês de maio uma série de encontros entre o cinema e a psicanálise. Sob a coordenação de Leopold Nosek, o tema será debatido com as psicanalistas Cintia Buschinelli, Magda Khouri e Silvana Rea.
Realizada entre 1983 e 1986, “Imagens do inconsciente”, dirigida por Leon Hirszman abre a programação do ciclo. A trilogia é fruto do contato do cineasta com o trabalho da psiquiatra Nise da Silveira.
Clássicos do cinema brasileiro e mundial como “E Deus criou a mulher”, de Roger Vadim, “Clamor do sexo”, de Elia Kazan, “A falecida”, de Leon Hirszman, “Limite”, de Mário Peixoto, e o recente “O céu de Suely”, de Karim Aïnouz, também integram a programação.
- Visite a Cinemateca: paraíso para os amantes da sétima arte
- Cineasta Tadeu Jungle é tema de mostra na Cinemateca Brasileira
- Cinemateca recebe mostra “On The Road”
- Cinemateca recebe “Mostra Prêmio ABC”
A mostra “Tradição e Invenção” acontece entre os dias 27 de maio e 7 de outubro, sempre aos domingos, às 18h, com entrada até R$ 8.
Imagens do Inconsciente – A Barca do Sol (Rio de Janeiro, 1983-1986, cor, 70’, dir.: Leon Hirszman)
A barca do sol mergulha no universo místico de Carlos Pertius, filho de uma família de imigrantes franceses, internado aos 29 anos. Depois de enfrentar problemas pessoais, Carlos vislumbra uma imagem cósmica, a que deu o nome de “o planetário de Deus”. Foi encarcerado no hospital da Praia Vermelha, no Rio de Janeiro, e recebeu o diagnóstico de esquizofrenia.