Cinesesc promove “Ciclo de Cinema Québécois”

Filmes falados em francês integram a "Festa Internacional da Francofonia"

Por Redação
19/03/2012 13:09 / Atualizado em 05/05/2020 16:27

reproduçãoC.R.A.Z.Y. - Loucos de Amor é um dos destaques do ciclo de filmes produzidos em Quebec, no Canadá
C.R.A.Z.Y. - Loucos de Amor é um dos destaques do ciclo de filmes produzidos em Quebec, no Canadá

O Cinesesc participa da semana de homenagens à língua francesa, na Festa Internacional da Francofonia, com uma programação especial.  Em uma parceria com o Escritório do Québec em São Paulo, nos dias 20, 21 e 22, o cinema promove o “Ciclo de Cinema Québécois”, com sessões totalmente Catraca Livre.

Reunindo seis premiadas obras cinematográficas produzidas em Quebec, no Canadá, a mostra celebra o idioma francês como elo cultural, social e profissional em territórios além França.

Entre os destaques do evento estão “C.R.A.Z.Y – Loucos de Amor”, de Jean-Marc Vallée, indicado ao Oscar2006 de Melhor Filme Estrangeiro e “Invasões Bárbaras”, de Denys Arcand, vencedor do Oscar 2004 de Melhor Filme Estrangeiro. A programação completa do “Ciclo de Cinema Québécois” está disponível no site do Cinesesc.

Dia 21, às 21h30

C.R.A.Z.Y. (Direção Jean-Marc Vallée, Quebec, Canadá, 2005, 127min)

Zachary Beaulieu é o 4º entre 5 irmãos, todos meninos. Sua infância é marcada pelos aniversários natalinos em que seu pai (Michel Côté), invariavelmente, encerra a festa imitando Charles Aznavour. Sua adolescência traz a descoberta de uma sexualidade diferente e sua negação profunda para não decepcionar a família. E a maturidade, enfim, chega com uma libertadora viagem mística por Jerusalém, a cidade que sua mãe sempre sonhou conhecer. http://www.youtube.com/watch?v=VJHjr2B5G7k

Invasões Bárbaras

Dia 22, às 19h30

Les Invasions Barbares (Direção Denis Arcand, Quebec, Canadá. França, 2003, 99min)

Acadêmico com doença terminal reúne amigos dos tempos da universidade e tenta reatar com filho yuppie, que lhe paga as despesas médicas. Filme que dá continuidade a “O Declínio do Império Americano”. http://www.youtube.com/watch?v=ZCwcdYFpiV4