Concerto “Pra Ver a Banda Tocar” no Sesi Paulista

A Banda Sinfônica do Estado, dirigida desde 2004 pelo  maestro Abel Rocha, apresenta programação ousada e
inovadora, tornando-se alternativa inteligente e criativa ao tradicional circuito da música erudita.

Além de concertos com o melhor repertório sinfônico para bandas, ousamos espetáculos inusitados como Os Reis do Riso – humorístico com o grupo Parlapatões recentemente lançado em DVD, a Ópera Orfeo de Monteverdi, Carmina Burana, de Orff e os multimídia Sinfonia de uma Exposição, Luiz Gonzaga Sinfônico e Wolfgang.

Tamanha versatilidade somada à constante encomenda e execução de obras de compositores brasileiros, tem rendido críticas extremamente positivas junto à imprensa especializada, justificando seu grande prestígio internacional e colocando o grupo entre os principais organismos sinfônicos da América Latina.

Marcos Sadao Shirakawa Bacharel em Trombone pelo Departamento  de Música da ECA-USP, na classe do professor Donizeti Fonseca, estudou teoria e instrumento no Conservatório  Dramático e Musical de São Paulo e no Conservatório  Musical Brooklin Paulista.

Atuou como 1º Trombone  da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e foi integrante  da Orquestra Experimental de Repertório e Orquestra  Sinfônica de Santo André. Participou dos Festivais de  Música em Campos do Jordão, Tatuí e Prados, Encontro  Latino-Americano de Orquestras Jovens da Argentina e da Conferência Mundial de Bandas Sinfônicas na  Áustria.   Tem orientação de regência  com o Maestro Carlos Moreno. Em 2005, atuou como Regente
Convidado da I Conferência de Bandas Sinfônicas da África  do Sul. Foi Regente Assistente da Banda Sinfônica Jovem do  Estado de São Paulo no período de 2000 à 2009.

Atualmente é Regente Titular da Banda  Sinfônica de Cubatão, Regente Assistente da Banda  Sinfônica do Estado de São Paulo, Regente Assistente da Orquestra Sinfônica de Santo André, Professor de Trombone  e Música de Câmara na EMESP “Tom Jobim” e Diretor do  Programa BEC (Banda Escola de Cubatão).

Por Redação