“Curta Cinemateca” celebra 50 anos de Brasília

Acontece a partir do dia 03 de março, na Cinemateca Brasileira, o “Curta Cinemateca” que celebra os 50 anos da inauguração de Brasília, com entrada Catraca Livre.

Desde 2004 a Cinemateca Brasileira mantém um espaço de exibição para o curta-metragem brasileiro, todas as terças-feiras e sábados, às 18h.

O “Curta Cinemateca” apresenta uma seleção filmes sobre a cidade de Brasiília, incluindo dois programas dedicados ao cineasta Vladimir Carvalho. Artista de fundamental importância para a vida cultural de Brasília, diretor também de clássicos do cinema brasileiro como” O país de São Saruê” (1971).

Os programas organizados pela Cinemateca em homenagem ao diretor reúnem os filmes “Quilombo” (1975), “Paisagem natural” (1989), “Itinerários de Niemeyer” (1973), co-direção com Maurice Capovilla, e “Brasília segundo Feldman” (1979), co-direção com Eugene Feldman.

Diversos aspectos de Brasília – o doloroso processo de construção da cidade, as contradições sociais da nova capital, a exuberância da natureza que a circunda, e, principalmente, sua notável arquitetura, são o assunto dos documentários.

Para ver a programação completa, clique aqui.

Brasília 1
50 anos de Brasília 1 – Homenagem a Vladimir Carvalho
Dia 03 de abril, às 18h

“Itinerários de Niemeyer”, de Vladimir Carvalho e Maurice Capovilla
As realizações do arquiteto Oscar Niemeyer, responsável pela idealização da atual capital do país, narradas pelo próprio.

“Brasília segundo Feldman”, de Vladimir Carvalho e Eugene Feldman
Documentário que reúne materiais filmados pelo designer americano Eugene Feldman, em sua visita à Brasília na época de construção da cidade. Com depoimentos de pioneiros sobre as condições de vida dos candangos, retrata também a falta de segurança dos trabalhadores, pressionados pelo ritmo das obras.

Brasília 2
50 anos de Brasília 1
Dia 06 de abril, Às 18h

“Brasília, um roteiro de Alberto Cavalcanti”, de Antonio Carlos da Fontoura
A partir de um esboço de roteiro deixado pelo cineasta Alberto Cavalcanti, o filme retrata a arquitetura do Distrito Federal segundo a visão do cineasta. Uma viagem que começa nas tabas indígenas, passa pela arquitetura colonial e chega à atual capital brasileira. Depoimentos de Oscar Niemeyer e Lucio Costa.

“Brasília, planejamento urbano”, de Fernando Coni Campos
Sob a orientação de Lúcio Costa, criador do plano-piloto de Brasília, o filme mostra a planificação da cidade. Inclui também detalhes das construções destinadas ao governo, às residências e ao comércio.

Brasília 3
50 anos de Brasília 3
Dia 10 de abril, às 18h

“Brasília, final de construção e inauguração, de Noel Nutels
Imagens da inauguração de Brasília – o Palácio da Alvorada, o Congresso, candangos, soldados e autoridades.

“Brasília, uma sinfonia”, de Regina Rocha e Aída Marques
Registro da apresentação da “Sinfonia do Alvorada”, no aniversário de 25 anos de Brasília.

“Brasília, contradições de uma cidade nova”, de Joaquim Pedro de Andrade
Imagens de Brasília em seu sexto ano de existência e entrevistas com diversos habitantes da capital. Uma pergunta estrutura o documentário: uma cidade inteiramente planejada, criada em nome do desenvolvimento nacional e da democratização da sociedade, poderia reproduzir as desigualdades e a opressão existentes em outras regiões do país?

Por Redação