Destinos que todo amante de cerveja artesanal tem que conhecer

Por: Pegcar | Comunicar erro

Outubro está terminando e você não conseguiu aproveitar as edições da Oktoberfest por aí? Não se preocupe, isso não é motivo para tirar a combinação viagem e cerveja da sua lista de desejos. O Pegcar listou cinco cidades no interior de São Paulo em que é possível conhecer a produção de cerveja artesanal e, é claro, degustar a bebida diretamente de sua fonte. Confira!

1 – Campos do Jordão

 Foto: divulgação.
Em novembro, Campos do Jordão tem festival dedicado a cerveja artesanal

O principal destino de inverno do nosso Estado vai muito além do vinho e do fondue. Campos do Jordão é a cidade natal da cervejaria Baden Baden, conhecida nacionalmente por seus 14 tipos de cerveja. Os turistas que participam do Baden Baden Tour fazem degustação e ainda recebem dicas sobre harmonização.

Em novembro, nos dias 18 e 19, Campos do Jordão recebe também o Festival Internacional de Cervejas Artesanais. Precisa de motivos para visitar o evento? São 40 cervejarias e mais de 160 rótulos para degustação!

2 – Ribeirão Preto

Foto: divulgação.
Cervejarium, em Ribeirão Preto

Outra cidade famosa pelas suas cervejas artesanais em São Paulo é Ribeirão Preto, onde estão instaladas pelo menos sete cervejarias. A Colorado, mais antiga entre elas, possui um bar próprio onde são comercializados mais de 120 rótulos de micro cervejarias de todo o país.

Quem quiser conhecer as principais cervejarias de Ribeirão Preto sem se preocupar em dirigir depois, pode fazer o Tour Cervejeiro, que inclui visitas às fábricas, degustações e dicas de um Beer Sommelier.

3 – Holambra

Schornstein, em Holambra.

Holambra, a cidade mais holandesa do Brasil, ficou ainda mais europeia depois da instalação de uma fábrica da cervejaria catarinense Schornstein. Além da visitação à produção, existe um bar próprio, onde é possível degustar os seis tipos de chopp criados de acordo com a Lei de Pureza Alemã.

4 – Atibaia

Freiseng Bier em Itatiba
Freiseng Bier em Itatiba

Em Itatiba fica o brewpub da Freiseng Bier, cervejaria sob o comando da mestre-cervejeira Glaucia Monte, formada pelo Centro de Ensino de Tecnologia de Cervejaria da Universidade Técnica de Munique (Technische Universität München) –o mais conceituado do mundo. O segredo da Freiseng é a produção segundo a Lei de Pureza Alemã, que utiliza apenas água, lúpulo, malte e levedura na receita. A cada temporada, são servidos pelo menos seis tipos de chopp, sempre acompanhados por petiscos tipicamente alemães.

5 – Piracicaba

Dama Bier, em Piracicaba
Dama Bier, em Piracicaba

Sem abandonar sua fama de produtora de cachaça, Piracicaba hoje é também a cidade das cervejas. São três cervejarias instaladas na cidade, Cevada Pura, Dama Bier e Leuven. Na Cevada Pura, a mais antiga entre elas, o turista pode conhecer a produção e degustar o chopp tirado na hora, muitas vezes acompanhado pelos proprietários do negócio. A cervejaria também possui um bar próprio, o Cevada Chopp Bar, onde é possível provar os seus 12 tipos de cerveja.

Onde vai tomar sua próxima cerveja?

Pilsen, Red Ale, Pale Ale, Sout, Weiss… Muito mais do que o estilo de cerveja, depois de ler esse artigo você precisa escolher qual cidade vai visitar primeiro para degustar o melhor dessa bebida, servida diretamente de sua produção. Prepare o roteiro, faça as malas e coloque o pé na estrada. Apenas não se esqueça: planeje sua viagem para um final de semana, assim pode provar sem preocupação todos os tipos de cerveja quiser!

Se não tiver um carro próprio para fazer a viagem, conte com o Pegcar para alugar um carro compartilhado!

Compartilhe:

Autor: Pegcar

O Pegcar é uma rede de carros compartilhados entre pessoas. Seguindo a crescente tendência da economia compartilhada, desenhamos um modelo pelo qual qualquer Proprietário pode monetizar seu carro ao disponibilizá-lo a outros usuários, podendo variar de uma hora a períodos mais extensos, através de um serviço de aluguel fácil, seguro e mais econômico.

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Pegcar da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.