Dez anos do Clube de Colecionadores de Fotografia

Por: Redação

A mostra Dez anos do Clube de Colecionadores de Fotografia estreia dia 1º de julho, às 20h, na Sala Paulo Figueiredo, do MAM. Com curadoria de Eder Chiodetto – curador do Clube de Fotografia do MAM – a mostra traz 55 obras que fizeram parte do Clube, desde sua formação, há dez anos.

divulgação
Rodrigo Braga, Comunhão II, 2006

A mostra traz os seguintes temas: Essas tendências também são os eixos da exposição: “Identidade Nacional”,” Documental Imaginário”, “Limites/ Metalinguagem”,” Retrato/ Autorretrato” e “Vanguardas Históricas”. Entre os exemplos de cada um desses segmentos, há artistas de períodos variados

Em “Identidade Nacional’, por exemplo, o fotodocumentarismo enfoca problemas sociais e questões culturais do país em imagens de nomes como Maureen Bisilliat, André Cypriano e Bárbara Wagner, entre outros. O fotodocumentarismo também é a base do Documental imaginário, que aqui ganha contornos.

Já em Metalinguagem está o questionamento da própria linguagem fotográfica e de suas particularidades. Alguns artistas que fazem parte desse recorte são Fernando Lemos, Lenora de Barros, Vicente de Mello, Rochelle Costi, e Lucia Koch.

O Clube

Criado em 2000 por Tadeu Chiarelli nos mesmos moldes do Clube de Colecionadores de Gravura, o Clube de Colecionadores de Fotografia tem por objetivo incentivar o colecionismo de foto e incrementar o acervo do Mam.

Veja algumas imagens que estarão na mostra