Duo Bartoloni

Pai e filho, os violonistas Giacomo e Fábio Bartoloni fundaram o Duo Bartoloni em 1997. Delicado e cheio de nuances, o repertório do duo passeia pelo erudito e popular. São obras de autores eruditos, de compositores brasileiros, além de composições do patriarca do duo.

O duo possui o CD “5 compositores brasileiros por 2 violonistas”, com obras de Edmundo Villani-Côrtes, Carmo Bartoloni, Leonardo Boccia, Daniel Rocha e Giacomo Bartoloni. Em agosto de 2009, o grupo irá lançar CD duplo ao lado do também violonista Frédéric Bernard. Gravado na França, o CD foi produzido pela Mondial Guitare.

O paulistano Giacomo Bartoloni é bacharel em Violão pela FAAM, mestre em Musicologia pelo Instituto de Artes/Unesp e doutor em História pela Faculdade de Ciências, História e Letras da UNESP de Assis/SP.  É professor do Instituto de Artes da Unesp. Realizou inúmeras turnês pela França, onde já gravou quatro discos, sendo o mais recente em 2009. Participou de vários concursos de interpretação e composição, destacando-se em vários deles. Desempenha imensa atividade como solista e camerista, realizando estreias nacionais e mundiais. Trabalha também como arranjador e compositor. Realizou gravações para diversas rádios e televisões. Em 1989, lançou o LP “Violão-Câmara-Trio”. Já em 1996, o lançou o CD “Poema Brasileiro”.

Nascido na cidade de São Caetano do Sul, Fábio Bartoloni iniciou seus estudos de violão e musicais com seu pai Giacomo Bartoloni. Estudou também com Henrique Pinto e Gisela Nogueira. Mestre em Música e bacharel em violão pelo Instituto de Artes da Unesp, participou dos espetáculos teatrais “Scapino” (direção de Cacá Rosset) e “Les Misérables” (montagem da Broadway no Brasil). É professor de violão no Conservatório Villa-Lobos e da Faculdade de Música da FAC-Fito. Integra o Quarteto Tau, que lançou em 2007 o CD Brasileiro. Assumiu, em 2005, a direção artística do Concurso Nacional de Violão Musicalis.

Giacomo e Fábio Bartoloni

Por Redação