Espetáculo de dança Maurices: Ravel Pour Béjart

Este evento, que apresenta Marcelo Misailidis (primeiro bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeirof), faz parte das comemorações da CAIXA do Ano da França no Brasil e tem direção do conceituado coreógrafo Fabio de Mello.

Idealizado pela jornalista Anna Vacchiano e pelo conceituado coreógrafo Fabio de Mello (direção artística), o espetáculo busca mesclar os matizes impressionistas de Ravel com a explosão expressionista da dança revolucionária de Béjart. Quando o fabuloso coreógrafo Maurice Béjart nasceu, o não menos genial compositor Maurice Ravel vivia uma torturante agonia física e mental que duraria ainda dez anos. A partir desta conjunção de vidas, a aurora de uma e o eclipse de outra, nasce Maurices: Ravel Pour Béjart.

Num encontro imaginário, envolto numa mística atmosfera ocupada por diversos ritos de passagem, Maurices: Ravel Pour Béjart evoca a perpetuação das obras de dois dos maiores gênios da arte francesa de todos os tempos.

Compõem o elenco os bailarinos Andrea Bergallo, Isa Kokay, Luciana Yegros, Marcellus Ferreira e Suzana Trindade, intérpretes que participaram da primeira formação do Ballet Contemporâneo do Rio de Janeiro, além de Carlos Ferreira, Gustavo Rad, Higor Magalhães e Pablo Fernandes. Em mais uma parceria, Fabio de Mello e Marcelo Misailidis (Prêmio Estandarte de Ouro no Carnaval como coreógrafo da comissão de frente da escola de samba Vila Isabel), que juntos já realizaram trabalhos premiados como “Zorba, o Grego” e “Nijinsky”, trazem a trajetória de dois personagens fundamentais na evolução artística do nosso tempo.

O espetáculo, apresentado com um prólogo e três atos, traz do repertório de Ravel as composições “Pavane por une infante defunte”, “La Valse” e o famoso “Bolero”, que consagrou o compositor Maurice Ravel por meio da coreografia de Maurice Béjart, uma das mais conhecidas em todo mundo.

Palestras

Além do espetáculo, o coreógrafo Fabio de Mello fará duas palestras para estudantes, professores e profissionais de dança, no dia 24 de março, às 15h30 e às 18h30.

As inscrições devem ser feitas pelo telefone (11) 3321-4400.
São 60 vagas para cada horário de palestra.
É necessário retirar ingresso com uma hora de antecedência.

Redação

Por Redação

Conteúdos produzidos por uma equipe super diversificada da Catraca Livre. Diferentes perfis se unem para compor um time plural focado em traduzir o melhor do jornalismo para nosso público.