Espetáculo “Mestre do Jogo” no Sesc Consolação

O Sesc Consolação estreia no dia 8 de abril o espetáculo “Mestres do Jogo”, texto de Viviane Dias e direção de Ismar Rachmann, com a companhia Estelar de Teatro.

O texto da peça foi escrito por Viviane Dias durante residência artística de oito meses dos membros da companhia no Teatro Potlach, na Itália.

A peça conta, de forma bem-humorada, a viagem de Caio, um escritor frustrado com sua vida profissional e obcecado pela imagem da queda das torres gêmeas que é levado, por sua namorada, a um ritual de pajelança. Lá, entra em um transe e acorda numa aldeia indígena – num tempo passado – que teme a destruição iminente devido às notícias da proximidade dos conquistadores espanhóis.

Os temas da peça, que une elementos dramáticos, líricos e épicos, são o tempo, a transformação, o processo criativo e seus desdobramentos. Uma cozinha, manejada por Joana – a namorada-musa de Caio, que transita com desenvoltura entre os dois mundos: a realidade e o transe – se converte na fornalha onde os elementos desordenados ganham novas configurações, ao mesmo tempo em que Caio empreende sua busca por novas metáforas.

Uma das apostas de “Mestres do Jogo” é a parceria, no grupo, entre os oito atores e os dois músicos, que resultou na sonoplastia feita totalmente ao vivo. O diretor musical Nei Zigma (que paralelamente a Mestres do Jogo também lança o CD Linguagem dos Pássaros) e o músico Gil Duarte realizam a trilha utilizando uma série de instrumentos, em cena, que vão desde os tradicionais violão e tambores a um inusitado sino feito a partir de um carrilhão de chaves.

Por Redação