Últimas notícias:

Loading...

Exposição com arte de rua em cartaz

Por: Redação
divulgaçãoMarcos Gorgatti 1

A exposição Da Rua: Que Pintura é Essa? inaugurou o novo Espaço Expositivo da Funarte São Paulo. As obras são apresentadas em duas propostas de ocupação, uma pelo grupo Acidum, de Fortaleza, e outra pelos artistas Graziela Kunsch e Vitor Cesar, residentes em São Paulo. A exposição segue aberta à visitação do público até o dia 6 de junho, com entrada Catraca Livre.

O Grupo Acidum, coletivo de arte urbana de Fortaleza (CE), participa deste projeto como forte representante da arte de rua. Eles desenvolveram pinturas murais na galeria e inclui obras de outros artistas do entorno da Funarte.

As intervenções do Acidum surgem a partir do caos e das paisagens urbanas. O grupo trabalhou os diversos

choques e trânsitos culturais da cidade e a obra concebida, especialmente para a Funarte-SP, tem a proposta de assimilar o grafite a elementos do entorno da entidade (obras, objetos encontrados nas ruas, peças vendidas nas lojas de objetos usados).

Os artistas Graziela Kunsch e Vitor Cesar são responsáveis pela segunda ocupação, na qual abordam os

limites dos espaços institucionais e sua apropriação pelos diferentes públicos. Vitor Cesar criou diversos textos nas paredes da galeria, nos quais a relação entre público, obra e instituição é debatida. São palavras como, por exemplo, “Permitido”, que são apresentadas sem um contexto claro, deixando ao público a tarefa de interpretá-la.

Também coletaram bancos e cadeiras no entorno da Funarte e criaram dois grandes círculos que se interceptam, dispostos na galeria. Os bancos em círculo evocam as possibilidades de encontros, no qual questões da arte, da sociedade e dos espaços públicos são, então, discutidos.

Compartilhe:

Tags: #Cultura