Funarte SP apresenta espetáculo de Balé

Inspirado no poeta Manuel Bandeira, o espetáculo Alumbramentos, do Balé de Rio Preto, faz curta temporada na Fundação Nacional de Artes (Funarte – São Paulo), entre os dias 25 e 28 de junho. As apresentações são de quinta a sábado (às 21 horas) e domingo (às 20 horas), na Sala Renée Gumiel.

Evandro Rocha
Alumbramentos

A montagem – dirigida por Creuza Arruda e coreografada por Fernando Machado – não pretende encenar a biografia de Manuel Bandeira, mas  mostrar  suas influências e sua vivência poética, partindo das características de linguagem utilizadas em suas obras. O autor recorre aos nossos símbolos constantes como a infância, por exemplo, ou ao cotidiano, onde uma simples e banal notícia de jornal pode virar matéria prima de sua obra.

Evandro Rocha
Alumbramentos

Deixando-se envolver por sua poesia o coreógrafo Fernando Machado criou uma linguagem que expressa e envolve o público, unindo ou recriando seus versos no corpo do bailarino, com gestos simples e inusitados, assim como utilizando a quebra de ritmos, proposta por esse magnífico escritor. O coreógrafo, ao investigar momentos que inspiraram o artista no caminho de sua vida, extrai elementos que colocam o bailarino/intérprete dentro do universo poético do autor modernista, propondo que o gestual provoque no espectador a sensação de estar ouvindo os poemas por meio dos movimentos.

A fim de estabelecer uma correspondência com esta concepção coreográfica, o compositor Loop B trabalhou a trilha sonora realizando as composições em ritmo 3 x 4, presente na valsa, num estilo musical predominantemente dançante. Essa mudança leva a uma concepção musical e coreográfica diferenciada, pois a grande maioria das coreografias é baseada em ritmos 4/4 com a contagem de 8 ou 16.

Por Redação