“Incompletudes” em cartaz na Galeria Virgilio

Domingo, dia 19 de setembro, a partir das 12h, acontece na Galeria Virgilioa segunda abertura da exposição “Incompletudes”. A mostra fica em cartaz na Galeria de 15 de setembro à 8 de outubro e tem entrada Catraca Livre.

“O objeto se apresenta, inicialmente, em uma busca do objeto perdido. O objeto é sempre o objeto redescoberto, o objeto tomado ele próprio numa busca, que se opõe da maneira mais categórica à noção do sujeito autônomo, onde desemboca a ideia do objeto acabado”, Jacques Lacan. Esta frase traz uma inquieta identificação com muito do que é produzido na arte contemporânea. Um certo apagamento da identidade, uma busca por vezes utópica e que não se realiza, um viver junto que se inviabiliza, uma sociedade em rede que cada vez mais privilegia o isolamento.

Divulgação
Incompletudes

Uma imagem-síntese de Beatriz Toledo, uma escada que parece flutuar numa paisagem nevada, diz muito sobre “Incompletudes”. A artista paulistana, em viagem à Finlândia, registrou cenas cuja estranheza se aproxima das captadas em sua cidade natal.

O desgarramento do local onde se vive foi também fundamental para que Renata de Bonis constituísse a série “Harvest Memories”, na qual sua pintura parece embebida da aridez da paisagem na qual a artista esteve em residência, solitariamente, num deserto na Califórnia.

Uma casa enterrada cria elos com o políptico fotográfico de Julia Kater, em que o embate entre natureza e artifício, intuitivo e racional, movimento e estagnação, fornece dados instigantes sobre o que seria apenas o registro de um momento de lazer.

A paisagem urbana, em especial a de São Paulo, impedida, pouco horizontalizada, permeada por signos diversos, é combustível para a poética da obra gráfico-fotográfica de Fernando Vilela e a pictórica de Ana Sario e Mariana Serri.

A paisagem que sai do enquadramento, talvez em busca de algo que não se consume, une Amalia Giacomini e Celina Yamauchi, assim como a gaúcha Marina Camargo cria uma cartografia própria, que questiona o que é representado.

Por Redação