Incunabula Companhia apresenta “Um Porco Sentado” no Sesc Pompeia

Dia 31 de agosto, às 20h, o Sesc Pompeia recebe a Incunabula Companhia que apresenta o espetáculo “Um Porco Sentado”. A apresentação que faz parte do projeto “Primeiro Passo” tem entrada Catraca Livre.

A criação do espetáculo se deu na inspiração das obras do fotógrafo John Deakin  e nas influências da pintura de Francis Bacon. O estranhamento causado nos espectadores quando entram em contato com as obra

s dos artistas que inspiram a coreografia dão o tom ao espetáculo. Para isto, os criadores, Roberto Alencar e Renata Aspesi, recorreram a elementos que causam distorções e deslocamentos.

Divulgação
Um Porco Sentado

No espetáculo, quatro objetos mostrarão ao espectador uma outra característica das obras de Bacon e Deakin. Tanto nas fotografias quanto nas pinturas, há sempre elementos que demarcam “zonas de isolamento”, separando os objetos retratados. Em “Um Porco Sentado”, um armário muito apertado, uma poltrona, um balancinho usado em fisioterapia e uma moldura vitrine com rodinhas e cortinas funcionarão como estes delimitadores de espaços. Ao mesmo tempo, estes artefatos também se acoplam entre si e aos bailarinos, colaborando com a sensação de distorção dos corpos humanos.

Primeiro Passo

O projeto Primeiro Passo apresenta trabalhos que demarcam inaugurações, sejam obras de novos criadores ou de criadores que iniciam outros percursos. Além de mostrar tais produções, o projeto as contextualiza em relação à tradição e às linhas de pesquisa em que estão inseridas. Primeiro Passo conta com a assessoria e mediação de Angela Nolf, que após as apresentações, com mais um pesquisador convidado, conversa com o público e os artistas sobre as propostas apresentadas. Assessoria e mediação: Angela Nolf. Teatro. Grátis.

Por Redação