Instituto Cervantes celebra o Dia do Espanhol

O evento é realizado simultaneamente em 78 cidades nos 44 países do mundo onde o Instituto Cervantes está presente

Evento celebra a cultura espanhola

O sentimento de união entre pessoas de diferentes países passa, muitas vezes, pela língua falada por estes cidadãos. A língua-mãe, espalhada pela Metrópole por suas Colônias, deixa um traço cultural indelével nos costumes e tradições de cada socieadade. Com a língua espanhola não é diferente: une Espanha a países latino-americanos – mesmo no Brasil, pátria que recebeu uma leva significativa de imigrantes daquele país.

Neste sábado, 23, o Instituto Cervantes celebra o Dia do Espanhol, ou Dia E, valorizando a presença da cultura hispânica na cidade de São Paulo. Durante todo o dia, o espaço promove atrações musicais, teatro, circo, gastronomia, artesanato, oficinas de espanhol, entre outras atividades.

Em sua quarta edição, o evento, que é realizado simultaneamente em 78 cidades nos 44 países do mundo onde o Instituto Cervantes está presente, será realizado em diversos espaços como do Instituto como o Espaço Cultural, a Biblioteca, o Auditório, salas e um palco que será montado no exterior do prédio.

Confira as atrações:

Música

12h – Ruben Vera e seus Mariachis

13h às 14h30 – Banda La Sabrosura e Peru Latin Show (Reggaeton)

17h – Luis Hernandez (Pop Latino)

18h30 – Kantuta Bolívia e Banda Nueva Expresión

Teatro

20h30 – El Baúl Gitano (Cia. Radiophônica de Theatro)

Unindo a dança flamenca à ação teatral, a peça é baseada em sete textos do poeta e dramaturgo espanhol Federico García Lorca, um dos grandes expoentes da literatura mundial.

Gastronomia

Os visitantes poderão provar pratos, a preços populares, dos restaurantes Paellas Pepe, La Mexicana e Kamide Buffet.

Dança

16h – Muruya

Apresentação de uma dançarina de tango desastrada que sonha aprender os passos da tradicional dança argentina.

Tambémn haverá uma aula e apresentação de Flamenco com Tânia Ferreira.

Circo

No palco externo, haverá apresentações de circo com o Manic Freak,  que rompe com as estruturas tradicionais do circo e utiliza o cenário como ponto de interatuação com o público.

Literatura

Na Biblioteca, haverá atividades infantis como “cuentacuentos” (contação de histórias).

Tradições

Cursos rápidos sobre o idioma espanhol, o ensino de como se preparar um verdadeiro mate argentino ou algumas receitas tradicionais também serão oferecidos. Também haverá uma feira de artesanato hispânico, livrarias especializadas em publicações em espanhol e venda de produtos.

Por Redação