O Pop de Rauschenberg no Instituto Tomie Ohtake

Um dos formuladores da Pop Art ganha sua primeira mostra no Brasil. Intitulada “Robert Rauschenberg” apresenta 98 obras, 23 peças únicas e 75 gravuras

Um dos grandes formuladores da Pop Art – movimento que trazia para a arte o objeto comum, reformulava a dimensão da pintura, quebrava as divisões tradicionais das modalidades artísticas, e deslocava definitivamente o centro da arte para New York.

Sobre “Automobile Tire Printe”, 1953

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Uma das obras que se tornou ícone do trabalho do artista

Em 1953, Rauschenberg  pediu a seu amigo, o compositor John Cage, que passasse com seu automóvel Ford modelo A, com pneus entintados, sobre vinte folhas de papel unidas por fita adesiva. Assim, utilizando o carro como prensa e os pneus como matriz, o artista criou a famosa obra Automobile Tire Print.

“Essas primeiras experiências com a gravura uniram ideias sofisticadas a métodos, senão primitivos, incomuns, e forneceram a base de suas gravuras e pinturas posteriores”, explica em seu texto especialmente produzido para esta exposição, Mimi Thompson.

A conexão entre imagem e palavra também foi foco das investigações do artista que, em 1978, estabeleceu uma parceria com o poeta russo Andrei Voznesensky, resultando em projeto que apresenta imagem e texto como elementos visuais equivalentes, evocando simultaneamente o interesse de Rauschenberg pela colagem e a emotividade do poeta.

Conhecido por sua generosidade, Robert Rauschenberg (1925, EUA – 2008, EUA),   deixou, às vésperas do século XXI, 21 propostas de direitos humanos para o novo milênio e fez 21 doações de álbuns de gravura para museus de todo o mundo, inclusive para o MAC-USP.

Por Redação