José Saramago ganha exposição em SP

divulgação
Começa exposição em homenagem a Saramago

Ex-mecânico, já fez bicos como serralheiro e não freqüentou nenhum curso superior. Esse é o breve currículo de José Saramago, primeiro português a receber o Prêmio Nobel de Literatura, em 1998, e um dos maiores escritores do planeta, que celebra 85 anos com uma exposição que traça um panorama de sua obra. O Instituto Tomie Othake abre nesta sexta-feira, 28, a mostra “José Saramago: a consistência dos sonhos”, a qual reúne 500 documentos – entre poemas inéditos, manuscritos, notas pessoais, primeiras edições, fotos e vídeos.

O tour pelo mundo das letras de Saramago tem um grande apelo audiovisual, com mais de 50 monitores que interagem com o público para explicar passagens da vida do escritor – que já foi perseguido pela ditadura de António de Oliveira Salazar e criticou os valores da Igreja Católica com o livro “O Evangelho Segundo Jesus Cristo”.

Seu maior best seller, no entanto, é a obra “Ensaio Sobre Cegueira”, que já vendeu mais de 10 milhões de cópias em 50 países. O livro ganhou as telas do cinema neste ano pelas mãos do diretor brasileiro Fernando Meirelles.

Redação

Por Redação

Conteúdos produzidos por uma equipe super diversificada da Catraca Livre. Diferentes perfis se unem para compor um time plural focado em traduzir o melhor do jornalismo para nosso público.