Machinimas no Itaú Cultural

Por: Redação

De 19 a 23 de agosto, o Itaú Cultural apresenta a mostra Machinimas, que são pequenos filmes, com roteiro, personagens e narrativa e linguagem próprios, criados a partir de jogos de videogame como The Sims 2 e The Movies, ou do espaço do Second Life. O eixo curatorial é da francesa Isabelle Arvers, especialista em vídeo, jogos de computador, animações para web e cinema digital,que no dia da abertura, às 20h, dará uma palestra sobre esse tipo de produção e apresentará uma seleção especial de filmes, que anunciará na ocasião. No total, entre curtas, médias e longas-metragens, a programação apresenta 38 obras. A entrada é Catraca Livre.

A palavra machinima é uma contração das palavras inglesas cinema e machine (máquina) e designa esta nova forma de fazer audiovisual. O fenômeno surgiu nos anos 1990 e na atualidade existem uma academia e um festival consagrados nos Estados Unidos, Ásia e Europa. Recentemente, sites de jogos como The Sims 2 e The Movies disponibilizaram na rede ferramentas específicas para permitir aos internautas a criação de curtas.

Assim, a mostra apresenta obras que contém diferentes tipos de mensagens e críticas, políticas e sociais, além de histórias de fantasmas, de solidão, e até musicais. Só para citar os filmes que abrem a programação no dia 20, a partir das 20h, Metabup, por exemplo, faz uma crítica a manipulação da mídia. Em um espaço criado pelos seus diretores Nicolas Boone e Johann Van Aerden no Second Life, acontece uma invasão de mensagens publicitárias e uma multidão de avatares, convocada pelos próprios artistas para participar da filmagem – nesta obra, uns manipulam dos outros.

Confira a programação neste link