Mostra de curtas infantis e animações

Por: Redação

Nas férias, curtas-metragens inteligentes e criativos da Programadora Brasil trazem conteúdo poético e lúdico para o público infantojuvenil.

Confira a programação:

Programa Curta Criança
93 min. Uma viagem pelas muitas paisagens do Brasil, das praias do litoral cearense ao interior do país e também à Floresta Amazônica. O programa reúne curtas, animação, efeitos especiais e muita ação. Personagens fascinantes como Jesus Cristo, o Curupira, Saci Pererê, o menino São João e a menina Tampinha ganham destaque junto às historinhas originais de Dona Carmela. Auditório.

Data e horário: 06/01, quarta-feira, às 16h.

Programa Curtas Infantis 1
63min. Reúne sete animações feitas em diversas técnicas e condições e formam um interessante panorama da produção do gênero. Os trabalhos que abrem e encerram o programa são resultados do Edital Infantojuvenil do Ministério da Cultura. Auditório.
Data e horário: 08/01, sexta-feira, às 16h.

Programa Curtas Infantis 2
66min. Traz quatro ficções protagonizadas por crianças e adolescentes. Maré Capoeira e Caçadores de Saci foram produzidos a partir do Edital Infantojuvenil do Ministério da Cultura. Dona Cristina Perdeu a Memória discute o esquecimento de uma idosa através de sua relação com um menino de oito anos, enquanto Paisagem de Meninos mostra os dilemas de um grupo de garotos que querem assistir a um seriado no cinema nos anos 30. Auditório.
Data e horário: 13/01, quarta-feira, às 16h.

Programa Curtas Infantis 4
56 min. Reúne animações em massinha, desenhadas tradicionalmente ou em computação gráfica, vindas de diversos estados brasileiros e que apresentam um boneco com cabeça de lâmpada, um menino que pode voar, uma velhinha numa cadeira de rodas turbinada, entre outros personagens. Auditório.
Data e horário: 15/01, sexta-feira, às 16h.

Núcleo de Animação do CTAv
56 min. Coletânea de curtas realizados na década de 80 que ajuda a traçar um histórico do início deste processo. Traz trabalhos de realizadores que se tornariam capitais no desenvolvimento posterior da animação no Brasil, com desenhos de técnicas simples mas de grande potencial poético e lúdico. Auditório.
Data e horário: 20/01, quarta-feira, às 16h.

Os Xeretas/ A Lasanha Assassina
94 min. Os Xeretas apresenta um cinema de aventura infantojuvenil. A animação A Lasanha Assassina carrega nas tintas do humor ao brincar com os códigos do cinema de horror. Auditório.
Data e horário: 22/01, sexta-feira, às 16h.

O Cavalinho Azul/ Portinholas
101 min. O Cavalinho Azul, de Eduardo Escorel, é baseado na peça homônima da dramaturga Maria Clara Machado. Adaptado do livro da escritora Ana Maria Machado, Portinholas é o resultado de um projeto realizado com 150 crianças da rede pública de Vitória (ES). As crianças criaram e animaram o curta que, como no livro, faz uma viagem ao mundo das artes através da pintura de Portinari. Auditório.
Data e horário: 27/01, quarta-feira, às 16h.

Animações para a Primeira Infância
69 min. Coletânea que apresenta produções brasileiras feitas pelos melhores animadores autorais do país da última década. São animações inteligentes, criativas e divertidas, incluindo duas animações realizadas com a participação de crianças. Uma menina que tem um dragão em seu baú, uma traça na biblioteca e uma família de minhocas são apenas alguns dos diferentes e fascinantes personagens. Auditório.
Data e horário: 29/01, sexta-feira, às 16h.

Por Redação