Mostra “Le Coubusier”, em cartaz no Centro Cultural Maria Antonia

O Centro Universitário Maria Antonia recebe até dia 21 de a mostra “Le Corbusier”, com entrada Catraca Livre.  Veja parte da resenha dos curadores Rodrigo Queiroz e Hugo Segawa:

divulgação
Projeto para a Cidade de São Paulo
Projeto para a Cidade de São Paulo

Entre setembro e dezembro de 1929, Le Corbusier fez sua primeira visita ao continente sul-americano. Em 74 dias de permanência, proferiu conferências em Buenos Aires, Montevidéu, São Paulo e Rio de Janeiro e delineou planos para estas cidades. A caminho da França, ele organizou suas palestras, esboços e lembranças, que se transformaram no livro Precisões sobre um estado presente da arquitetura e do urbanismo, publicado em Paris em 1930. 

A viagem é frequentemente compreendida na biografia de Le Corbusier apenas como um episódio de pregação de sua doutrina arquitetônica. Este entendimento é parcial. Tanto o conteúdo das conferências como as propostas para as quatro cidades apontam para uma mudança no seu raciocínio, que se intensificou à medida que os riscos foram sendo elaborados, em progressiva emancipação frente a sua própria teoria anterior.

A exposição Le Corbusier revisita falas e projetos do arquiteto na América do Sul: o estado de alma de um arquiteto europeu na América. Com esta experiência, nascia uma nova perspectiva para o seu pensamento. Foi outro Le Corbusier que retornou ao Velho Mundo.

Por Redação