Mostra “O Inferno de Fausto”

Programação celebra a estreia da mais nova releitura da obra, "Fausto", de Alexandre Sokurov

divulgação
Gravura espanhola datada de 1920 retrata Fausto
Créditos: Picasa 3.0
Gravura espanhola datada de 1920 retrata Fausto

Fausto foi um homem insatisfeito quanto ao conhecimento que adquiriu. Alquimia, medicina e até magia não cessaram a sede pelo saber. Desapontado com as limitações de sua época, resolveu apelar para a entidade que, direto das profundezas do inferno, poderia lhe garantir inteligência infinita e longevidade. Firmou um pacto com Mefistófeles, o “inimigo da luz”.

O doutor pagaria a barganha com sua alma. Trato feito e tragédia concretizada. O homem se apaixona inesperadamente por uma bela jovem e se vê diante do arrependimento em relação ao acordo demoníaco.

A lenda de Fausto, de Goethe, já inspirou peças, livros e filmes. Celebrando a estreia da mais nova releitura da obra, “Fausto”, de Alexandre Sokurov, o Reserva Cultural promove a mostra “O Inferno de Fausto”, apresentando seis longas, de diferentes épocas e diretores.

Com entrada até R$ 12, a programação, que você pode conferir abaixo, vai do dia 1º a 5 de julho.

dia 1º

Às 21h20

Demência (Brasil, 1986, 92‘, dir.: Carlos Reichenbach)
Livre adaptação de Reichembach para a lenda de Fausto. A trama mostra um homem, falido e abandonado pela mulher, que homem rouba um revólver e parte em busca do Paraíso. O encontro com Mefisto se dá na porta de um cinema pornô. Teria ele, ainda, uma alma para vender ao diabo? Premiado em festivais como Gramado, Rio Cine Festival e Roterdã. A sessão deste filme é apresentada pelo produtor. Confira abaixo:

dia 2

Às 21h20

O Estudante de Praga (Der Student von Prag, Alemanha, 1926, 91’, dir.: Henrik Galeen)
A lenda de Fausto é recontada a partir do relato do escritor alemão Hanns Heinz Ewers. O filme apresenta Balduin, um estudante pobre que recebe uma oferta de um misterioso usurário, Scapinelli. Este o oferece dinheiro, para que, rico, consiga ter o olhar das mulheres. O preço? Um pacto com o diabo. Confira abaixo:

dia  3

Às 21h20

Doutor Faustus (Doctor Faustus, EUA, 1967, 93′, dir.: Richard Burton e Nevill Coghill)
O longa é uma adaptação da peça The Tragical History of Doctor Faustus, de Christopher Marlowe. Insatisfeito com a busca desenfreada pelo conhecimento, Faustus assina um pacto de sangue com o diabo. Mefisto será seu escravo durante 24 anos e, depois, entregará sua alma ao demônio. O filme conta com atuação destacada de Elizabeth Taylor. Confira abaixo:

dia 4

Às 21h20

A Beleza do Diabo (La beauté du diable, França, 1950, 95’, dir.: René Clair)

Fausto, um professor universitário aposentado, fica desesperado por não conseguir descobrir os grandes segredos da vida e faz um pacto com Mefisto para ter de volta sua juventude (afim de voltar a estudar). Novamente jovem, desvia sua atenção da ciência para as mulheres. O filme traz grandes atores do cinema francês como Michel Simon e Gérard Philippe. Confira abaixo:

dia 5

Às 19h15

O Segundo Rosto (Seconds, EUA, 1966, 106′, dir.: John Frankenheimer)

A lenda de Fausto é transposta para os Estados Unidos dos anos 60. Baseada em um livro de David Ely, a trama apresenta um banqueiro de meia idade, Arthur Hamilton, que assina um contrato com uma empresa para forjar sua morte e, depois de uma operação plástica, dar-lhe aparência mais jovem. Confira abaixo:

dia 6

Às 21h20

Mefisto (Mephisto, Hungria, Alemanha, 1981, 144′, Istvan Szabo)

A adaptação do romance homônimo de Klaus Mann apresenta a história do ator Gustaf Gruendgens, que no período de ascensão do nazismo consegue grande êxito no papel de Mefisto, e se recusa a abandonar a Alemanha. Confira abaixo:

Por Redação