Ninho Sansacroma promove festival de dança contemporânea no Capão Redondo

Três espetáculos recebem curta temporada na sede da Cia. Sansacroma

O espetáculo “Marchas” será encenado nos dias 6, 7 e 9 de setembro
Créditos: Inês Corrêa
O espetáculo “Marchas” será encenado nos dias 6, 7 e 9 de setembro

A dança contemporânea passou a fazer parte da agenda cultural do Capão Redondo a partir de 2009, ano em nasceu o Ninho Sansacroma – ponto de cultura que elaborado pela atriz, dançarina e coreógrafa Gal Martins.

Até o final do ano o espaço conta com vasta programação que reúne 16 curtas temporadas de espetáculos, três oficinas e três conversas com autores renomados da área. Todas as atrações têm entrada Catraca Livre.

A iniciativa pretende consumar um  intercâmbio artístico-cultural entre os artistas locais, do qual dialoga com vertentes da “cultura periférica”.

Confira os espetáculos e datas das atividades do mês de setembro:

Marchas

– 6, 7 e 9 de setembro de 2012 (Quinta e sexta às 20h e domingo às 19h)

A obra do educador Paulo Freire (1921-1997) serviu como suporte criativo e pesquisa para a Cia Sansacroma desenvolver o espetáculo de dança “Marchas”. Com direção de Gal Martins, o espetáculo traduz para a linguagem corporal alguns valores trabalhados por Freire como a autonomia e a aprendizagem coletiva.

Uma Partidança de Futebol

– Dias 13, 15 e 16 de setembro de 2012 (Quinta e sábado às 20h e domingo às 19h)

Encenado pelo grupo Ximbra, o espetáculo mescla dança com fragmentos do futebol e sua inserção no cotidiano da cultura brasileira. A tradicional pelada de final de semana é um dos motes trabalhados,– e sobrepõe elementos de um contexto de guerra, de história e de relações pessoais, criando um repertório gestual dinâmico e criativo.

Para Ver o Azul da Carne

– Dias 21, 22 e  23 (Sexta e sábado às 20h, e domingo às 19h)

Inspirado na série “Três Estudos para Figuras ao pé de uma Crucificação” de Francis Bacon, o espetáculo foi concebido pela dançarina e artista plástica Érica Tessarolo. No palco, uma figura borrada que intercala movimentos contrastantes de rapidez e lentidão.

Por Redação