O que são as taxas que as companhias aéreas cobram nas passagens?

Por: Catraca Livre

Há uma dúvida que paira sobre a mente de todos os viajantes. Encontramos passagens aéreas pelo preço X. Quando encerramos a compra, esse X multiplicou. Você sabe porque isso acontece? Nós iremos esclarecer essa dúvida!

As taxas das companhias aéreas (ou taxas de passagens aéreas) são taxa de embarque e taxa de emissão. A taxa de embarque refere-se aos gastos do aeroporto e manutenção necessária para suporte dos viajantes. O valor dessa taxa varia de acordo com a natureza da viagem (voo doméstico ou internacional).

O valor que você paga na taxa de embarque é cobrado com vistas ao embarque, desembarque, limpeza do aeroporto, raio-x, orientação, segurança e por aí vai. Ou seja, o valor cobrado varia de acordo com o aeroporto e com o seu voo. A taxa de embarque é cobrada ao passageiro através da companhia aérea no ato da compra das passagens. Esta é uma sistemática recomendada pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), aceito pela Airports Council International (ACI) e adotada pela maioria dos países membros dessas organizações.

Já a taxa de emissão tem um significado diferente. Ela costuma ser bem mais barata do que a taxa de embarque porque se refere apenas à emissão de bilhete comprado pela internet, telefone ou no balcão do aeroporto. Para voos nacionais essa taxa custa cerca de R$ 30 e R$ 40. Para os internacionais, o valor varia de acordo com o destino.

Infelizmente no Brasil há esse “acordo” de que as companhias divulguem os valores das passagens aéreas sem incluir as taxas e encargos da empresa. Por este motivo há a surpresa no final da compra.

Agora que você já entendeu sobre as taxas das companhias aéreas, divulgue a informação para o máximo de pessoas possível. É importante que todos saibam o que estão pagando e o por quê da cobrança.