O ritual do Xingu retratado por Renato Soares

Por: Redação

A partir do dia 14 de março, a Caixa Cultural recebe a exposição “Kuarup – A última viagem de Orlando Villas Boas”. A mostra traz, através dos cliques de Renato Soares, imagens da cultura indígenas e tem curadoria de Denise Carvalho, Gilberto Maringoni e Noel Villas Bôas. Todo este material foi concebido através da vivência  do sertanista Orlando Vilas Bôas.

fotos de Renato Soares
A última Viagem de Orlando Villas Bôas

Resultado de um mergulho de Villas Bôas da cultura indígena – sobretudo o universo do Alto-Xingu –,  as imagens reproduzem aquilo que o sertanista viu de perto: uma sociedade equilibrada e organizada de uma forma tribal.

Esta será uma boa oportunidade para quem quiser entender um pouco mais sobre como os índios  encaram a morte. Soares fez imagens sobre o ritual de homenagem aos mortos indígenas – o Karup. A mostra terá também mapas, textos explicativos, entre outros objetos. O Karup foi realizado em homenagem a Orlando e reuniu mais de dois mil índios.

Orlando Villas Bôas e seus irmãos (Cláudio e Leonardo Villas Bôas)  foram os “homens brancos” que tiveram contato com o xingu. A dupla teve um papel importante na implementação de políticas de proteção à saúde e à cultura locais.

Mais
Quatro espaçosforam pensados para a concepção cenográfica. Na primeira sala, a biografia de Orlando. A segunda parte reúne objetos pessoais. Em seguida o visitante é levado a um ambiente multimídia com vídeos sobre o Kuarup. Para finalizar, uma oca em estilo Xingu foi montada na última e principal sala, onde são exibidas as 34 fotografias de Renato Soares.

Veja outra imagens que podem ser conferidas durante a mostra


Por Redação