“Pai e Filho – Mostra de Cinema Svěrak” reúne obras de cineasta tcheco no CCBB

Após passar por SP, o evento segue para outras capitais brasileiras

O longa “O Passeio” (1994), será exibido no dia 22, às 19h30

Longas-metragens de Jan Svěrak que foram elaborados em parceria com seu pai, o escritor, ator e roteirista Zdeněk Svěrák, ganham as telas do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), entre 19 e 23 de setembro, em “Pai e Filho – Mostra de Cinema Svěrak”.

Com entrada Catraca Livre, a mostra agrupa títulos que já repercutiram positivamente no Brasil, como Kolya (vencedor do prêmio Oscar na categoria Melhor Filme Estrangeiro) e “Num Céu Azul Escuro, além de filmes inéditos como “Garrafas Vazias” e “O Retorno de Kuki”.

Pai e filho já trabalharam juntos em diversas produções que lhes renderam importantes prêmios, como Globo de Ouro, Globo de Cristal, Tokyo Grand Prix, entre outros.

Confira detalhes de dois filmes que integram a programação da mostra:
Kolya

Dia 20, às 19h30

(Kolya – Uma lição de Amor (Kolja, República Tcheca, 1996, 105 min, dir. Jan Sverák, Livre)

Vencedor do Oscar de 1996 na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, a história se passa em Praga, durante a época do regime comunista. Um músico de meia-idade se propõe a casar-se no papel por dinheiro. A mulher em questão deixa o filho com o “padrasto”, e ambos passam por experiências memoráveis.

O Retorno de Kuki

Dias 21 e 23, às 15h30

O Retorno de Kuki (Kuki se vraci, República Tcheca e Romênia, 2010, Dir.: Jan Svěrak, 93’)

Inédito no Brasil, a animação traz a história do pequeno Andy, que sofre de asma. Sua mãe desconhece as causas da doença  e, por isso, decide seu brinquedo favorito no lixo – o urso de pelúcia Kuki. Quando a pelúcia é jogada fora, a fértil imaginação de Andy começa a entrar em ação trabalhar. Será que a história é apenas um sonho de um menino ou Kuki realmente foi para a maior aventura de sua vida de pelúcia?