Projetos coreográficos “Novos Coreógrafos – Novas Criações: Site Specific”

Nos dias 4 e 5 de dezembro o Centro Cultural São Paulo  (CCSP) dá continuidade ao projeto “Novos Coreógrafos – Novas Criações: Site Specific (NC-NC:SS)”, com entrada gratuita.

NC-NC:SS surge com as novas propostas de eixos curatoriais do Centro Cultural São Paulo, que valorizam a interdisciplinaridade, os formatos diferenciados e uma relação mais próxima e coerente com a arquitetura e a história da instituição.

Oito trabalhos coreográficos inéditos, especialmente concebidos para os espaços do CCSP, foram selecionados por edital e desenvolvidos nos últimos meses nos Pisos Flávio de Carvalho e Caio Graco, Jardim Eurico Prado Lopes (rampa de acesso ao metrô), área de convivência e rampas e Praça das Bibliotecas.

Confira a programação completa aqui.

Programação do final de semana

Às 17h – Dobra

concepção: Jerônimo Bittencourt e Patrícia Bergantin – intérpretes-criadores: Jerônimo Bittencourt e Patrícia Bergantin

Lapsos de espontaneidade rasgam uma dança que transforma o espaço à medida que os intérpretes se deixam influenciar por tudo o que acontece no entorno. Novos ritmos sugeridos pela atmosfera do ambiente ressignificam e transformam essa dança constantemente. Movimenta o fluxo e abre espaço. Desdobra o tempo e encontra o lugar.

17h30 –  Projeto Panorâmica Ritmosa Irregular: Instantâneo apenas não

Divulgação
Panorama Ritmosa

Autoria: Grupo VÃO – interpretação e criação: Ana Maria Krein, Beatriz Barros, Carolina Minozzi, Isis Andreatta, Juliana Melhado, Mariana Palhares, Patricia Árabe e Paula D’Ajello – artista colaborador: Renato Ferracini

Compondo a partir das características espaciais e dos frequentadores do CCSP, Instantâneo apenas não combina dança e instalação audiovisual. O Grupo VÃO propõe a relação poética entre espaço/obra/público e a contaminação mútua do cotidiano do CCSP com o contexto cênico.

18h – Das coisas nascem coisas

Divulgação
Das coisas nascem coisas

Parceria: Coletivo Mobille -COOPERAACS – Conjunto Nacional – concepção: Ivan Bernardelli e Mônica Augusto – criação coreográfica e intérpretes: Ivan Bernardelli e Mônica Augusto

“Das coisas nascem coisas” transforma a Praça das Bibliotecas em um jardim de papel. Livros e folhas se espalham pelo chão e se aglomeram para o alto. Gravidade e suspensão. Espaço e corpo se animam em uma composição poética e emergem, tecendo suas dramaturgias em uma construção simbólica do invisível.

18h30 – Particularidades móveis

Divulgação
Particularidades Móveis

Cocriadoras: Elenita Queiróz e Liana Zakia Federici

Particularidades móveis é uma obra artística site specific-híbrida-videoperformática que concentra seu processo de investigação criativa na interseção dos modos de apreensão e percepção do e no Piso Caio Graco, enfocando as conexões deste espaço com as dinâmicas pessoais e interpessoais nele observadas ou por ele estimuladas.

Vídeos que integram a obra Particularidades móveis:

Jardim – Parte 1 (disponível)
Jardim – Parte 2 (disponível)
Seguridad (disponível somente a partir das 18h do dia 4/12)
Routine – Parte 1 (disponível somente a partir das 18h do dia 4/12)
Routine – Parte 2 (disponível somente a partir das 18h do dia 4/12)

19h – Um solo de muitos caminhos

Divulgação
Um Solo de muitos caminhos

Concepção/autoria: Projeto Clarabóia (Alan Scherk e Mariana Delgado) – direção: Alan Scherk – intérpretes-criadores: Alan Scherk, Calu Zabel, Clara Rubim, Mariana Delgado

Composição coreográfica in site specific, baseada nos acervos do CCSP e no acervo pessoal dos quatro performers. Haverá utilização de quatro palcos-caixas móveis e serão desenvolvidas trajetórias nas Rampas e Praça das Bibliotecas do CCSP, inspiradas nos fluxos da cidade.

Por Redação