Retratos pintados com sangue de personalidades
Doação de sangue em nome da arte. Esse é o ponto de partida da exposição “One Blood”, em cartaz no MuBE dos dias 2 a 20 de março. Nela, o artista plástico italiano Lucio Salvatore apresenta 12 retratos de personalidades que foram pintados com o próprio sangue delas.
Uma ampola com apenas 2ml de sangue foi a quantidade necessária para o artista realizar cada uma das obras. Portanto, a técnica é sangue sobre acrílico, sendo que Salvatore também utilizou resina para selar os quadros.
Foram retratados o designer italiano Pier Paolo Piccioli, o abade de Montecassino Pietro Vittorelli, a atriz Giselle Itié, a modelo Lise Grendene, a DJ/stylist Lara Gerin, o cantor Tulio Dek, a artista plástica Sylvia Martins, o empresário Marcus Braga, entre outras personalidades.
- Conheça o patrimônio histórico no ABC Paulista
- Filmes fora do comum para ver no Halloween na Netflix, Amazon e Telecine
- Retrospectiva: as personalidades que faleceram em 2016
- Artista californiano retrata São Paulo a partir de objetos encontrados pela cidade
A exposição tem ainda o auto-retrato que representa o pênis do artista, escolhido como símbolo do encontro do infinitamente pessoal com o universal. O título “One Blood” reflete o que o artista quer mostrar: a unicidade de cada indivíduo e a necessidade do “estar junto” das pessoas. A curadoria fica por conta de Daniela Palazzoli.
Confira algumas imagens que fazem parte da mostra