Filmes fora do comum para ver no Halloween na Netflix, Amazon e Telecine

Você já conseguiu sair dos filmes triviais no Halloween? Vamos te ajudar nessa. Confira:

Por: Redação
Ouça este conteúdo

Você já conseguiu sair do trivial e explorar os filmes diferentões nas plataformas de streaming? Confira as nossas dicas para esse Halloween na Netflix, Amazon Prime Video e Telecine Play.

Crédito: ReproduçãoFilmes fora do comum para ver no Halloween na Netflix, Amazon e Telecine

A Netflix, a Amazon Prime Video e o Telecine Play disponibilizam um infindável catálogo de filmes e séries para a gente assistir e fica difícil escolher o que ver, especialmente agora que o Halloween está chegando, com tantas opções de terror e de histórias sobrenaturais. Mas que tal sair do trivial e explorar o que há de mais diferente nelas para pensar fora da caixa?

Essa lista foi inspirada no livro Fora do Comum – Vol. II: Filmes Ainda Mais Estranhos, de Gabriel Fabri, saiba mais ao final desta matéria.

NETFLIX

Sombras da Vida

Sombras da Vida
Crédito: ReproduçãoSombras da Vida – Filme fora do comum para ver no Halloween na Netflix

A representação mais simples, infantil e grosseira de um fantasma, um lençol com dois buracos para os olhos, dá um charme a mais ao poético e introspectivo Sombras da Vida, cujo título original em inglês significa “uma história de fantasma”. O longa-metragem de David Lowery enfoca um casal, interpretados por Rooney Mara e Casey Affleck, que vive tranquilamente em uma casa de campo. Pouco antes de eles se mudarem, o homem morre em um acidente de carro. Seu espírito, entretanto, levanta-se vestindo o lençol branco do necrotério e retorna à casa para observar a viúva.

Estou pensando em acabar com tudo

Estou Pensando em Acabar com Tudo
Crédito: ReproduçãoEstou Pensando em Acabar com Tudo – Filme fora do comum para ver no Halloween na Netflix

Conhecer os pais do namorado pode, para muitas pessoas, ser uma situação assustadora – o próprio gênero do terror trabalhou brilhantemente a ideia no recente Corra!, de Jordan Peele. Lucy (Jessie Buckley), entretanto, não tem o que temer em conhecer os pais de Jake (Jesse Plemons) – afinal, ela está pensando em acabar com tudo. Sua sensação de que há algo errado com a relação, ou, ao menos, algo fora do lugar, é acentuada no encontro com os bizarros pais do namorado, interpretados por Toni Collette, em uma absolutamente assustadora e brilhante performance, e David Thewlis. Um dia frio, em uma fazenda no meio do nada, perdida no tempo e no mapa, os quatro se sentam à mesa para jantar – o cenário perfeito para uma atípica história de horror.

Do mesmo diretor de Anomalisa, Charlie Kaufman, responsável também pelos roteiros de Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças e Quero Ser John Malkovich, o filme é baseado no livro de mesmo nome de Iain Reid. Produção original da Netflix.

Amazon Prime Video

Suspiria

Suspira
Crédito: ReproduçãoSuspira – Filme fora do comum para ver no Halloween na Amazon Prime Video

Conhecido por suas obras de giallo, histórias italianas de serial killers, o cineasta Dario Argento é responsável também por Suspiria, certamente um dos melhores e mais instigantes filmes de terror de todos os tempos. Sem deixar de lado o giallo, como indica a primeira morte do filme, estilizada e sangrenta, Argento constrói um conto onírico e surreal, remetendo a outro mestre italiano, Mario Bava (Black Sabbath – As Três Máscaras do Terror), no uso não realista das cores. O filme foi refilmado em 2018 por Luca Guadagnino e o remake também está disponível no Amazon Prime Video.

Corrente do Mal

Corrente do Mal
Crédito: ReproduçãoCorrente do Mal – Filme fora do comum para ver no Halloween na Amazon Prime Video

O subúrbio tranquilo de uma decadente Detroit, a quase completa ausência de adultos em quem confiar, e uma ameaça que se movimenta estranhamente devagar dão o tom de Corrente do Mal, um horror adolescente que parece até minimalista, na ausência de outra palavra para descrever um filme que se parece tanto com tantos outros terrores adolescentes, mas, ainda assim, traz uma sensação tão diferente para o espectador. Exibido no Festival de Cannes, o segundo longa-metragem de David Robert Mitchell se tornou um surpreendente sucesso de público e crítica.

A obra conta a história de Jay, uma garota bonita que gosta de nadar na piscina improvisada no quintal de sua casa. Sua vida muda após transar com Hugh, que lhe informa ter transmitido uma corrente e que ela agora corre perigo. Jay, então, precisa transar com outra pessoa para que a maldição passe adiante, antes que a “entidade” a mate, e o infortúnio retorne para a pessoa anterior. A adolescente logo começa a ser perseguida por essa estranha criatura, que pode tomar forma de diversas pessoas.

Telecine Play

Anna e o Apocalipse

Anna e o Apocalipse
Crédito: ReproduçãoAnna e o Apocalypse – Suspira – Filme fora do comum para ver no Halloween na Telecine Play

Com muita música, dança, bom humor e uma boa dose de gore (espere muito sangue, braços decepados e cabeças rolando como bola de boliche), Anna e o Apocalipse surpreende pois vai na direção oposta do que se presume, dentro da proposta de uma comédia adolescente de horror natalina. Só a mistura inusitada de musical high school com zumbis e o clima natalino já garantiria a diversão, mas o longa-metragem traz em si uma alegria melancólica, de maneira irônica. Um musical de Natal nada esperançoso e, como diz uma das músicas principais, “nada como um final Hollywoodiano”. Só que não.

Eraserhead

Eraserhead
Crédito: Afi/Libra/Kobal/REX/Shutterstock Eraserhead – Filme fora do comum para ver no Halloween no Telecine Play

Um jantar na casa da futura sogra não poderia ser mais estranho e constrangedor do que a reunião de família na qual Henry (Jack Nance) descobre que teve um bebê com Mary (Charlotte Stewart) – ou, pelo menos, os médicos acham tratar-se de um bebê. Primeiro longa-metragem de David Lynch (Cidade dos Sonhos; Twin Peaks) e um de seus filmes mais experimentais, Eraserhead retrata a sexualidade e a insegurança masculina de maneira abstrata e surreal.

Filmes Ainda Mais Estranhos

O jornalista e crítico, Gabriel Fabri, preparou uma lista completa, com opções bem diversificadas em seu novo livro, Fora do Comum – Vol. II: Filmes Ainda Mais Estranhos. Com lançamento programado para este Halloween, 31, o ebook destaca um total de 43 filmes ousados, absurdos, criativos e dos mais diversos gêneros para você assistir em casa, com análises e curiosidades sobre as obras e a indicação de onde assistir a cada obra.

A capa do livro é inspirada em A Mosca, de David Cronenberg, e assinada pela artista plástica Beatriz Fabri.

Leia mais sobre filmes e séries fora do comum no livro de Gabriel Fabri, clique aqui. Para conhecer o Volume 1, clique aqui.