Sesi Vila Leopoldina promove oficina de Crítica e Música

Entre 26 e 29 de maio, das 14h às 17 horas, o SESI Vila Leopoldina oferecerá a oficina “Crítica e Música: uma reflexão sobre a arte na imprensa “. A entrada é franca, mas é necessário fazer inscrição prévia pois as vagas são limitadas.

A oficina, ministrada pela musicista Liliana Harb Bollos, tem o intuito de cultivar a capacidade de compreensão de textos do público em geral e envolver os participantes no universo da crítica cultural. A proposta é de realizar uma oficina multidisciplinar de ideias, análise, compreensão de resenhas e confecção de redações argumentativas, partindo da música brasileira como objeto artístico. Para tanto, ela desenvolverá atividades práticas.

Com carga horária de 12 horas, ela une teoria e prática para propor uma atividade que pretende despertar o pensamento, a curiosidade e a estética, por meio da análise do estímulo visual.

Os interessados devem fazer inscrição antecipada pelos telefones: (11) 3834-5523 e (11) 3832-1066, ramal 1180.

Confira o programa das oficinas:

3ª feira (26/05)

Leitura do texto O Crítico (Arthur Nestrovski)
Leitura de várias críticas jornalísticas recentes
Discussão e diferenciação sobre matéria e crítica
Leitura de apoio: O Ideal do Crítico (Machado de Assis)

4ª feira (27/05)
Leitura do artigo Novo é Villa-Lobos (Tom Jobim), Folha de S.Paulo, 12/04/87
Apreciação da obra de Heitor Villa-Lobos
Confecção de redação
Leitura de apoio: Villa-Lobos (Mário de Andrade)

5ª feira (28/05)
Chega de Saudade – Leitura de resenha Certidão de Nascimento II (Vinícius de Moraes, Diário Carioca , 27/01/1965) sobre a concepção da música Chega de Saudade
Apreciação da canção
Confecção de redação sobre a canção

6ª feira (29/05)

Bossa Nova e Carnegie Hall – Leitura das resenhas Bossa nova fracassou nos EUA: cantilena monótona (Correio da Manhã , 23/11/1962); O Festival do Carnegie em flashes (Cardoso, S. T., O Globo, 29/11/1962); A falsa música popular (Eurico Nogueira França, Correio da Manhã, 10/02/1963); Bossa Nova: new brazilian jazz (J.R. Tinhorão, Música Popular, p. 65-69)
Confecção de redação
Leitura de apoio: Augusto de Campos. Balanço da bossa. Perspectiva, 1993.

Sobre a palestrante

Liliana Harb Bollos

Natural de São José do Rio Pardo (SP), Liliana Harb Bollos começou a estudar piano clássico aos cinco anos de idade e aos 17 concluiu o curso técnico no Conservatório Maestro Francisco Cônsolo , situado na mesma cidade. Ela é formada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), da Universidade de São Paulo (USP) e graduada em Música pela Kunst Universität Graz (KUG), na Áustria, com diploma em performance em piano-jazz.

No Instituto de Pesquisa em Jazz e Música Popular da mesma universidade, cursou o Mestrado em Música (1996), com a tese: João Gilberto e o Desenvolvimento Histórico da Bossa Nova. De volta ao Brasil, concluiu o Doutorado em Comunicação e Semiótica (2007), na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com tese intitulada Um exame da recepção da Bossa Nova pela crítica jornalística: renovação na música popular sob o olhar da crítica.

Ela, que é professora da Faculdade de Música Carlos Gomes há 11 anos, já atuou com a Orquestra Sinfônica de Santo André, DuoFel, CoralUSP e Projeto Bossa Nova.

Por Redação