“5 X Favela” com recursos para o público com deficiência
CCBB exibe longa nacional com sistema de legendagem e autodescrição
“5 X Favela – Agora Por Nós Mesmos” foi a produção mais premiada no Festival de Cinema de Paulínia em 2010. Levou sete prêmios, incluindo Melhor Filme pelo Júri e pelo Público. Produzido por jovens cineastas moradores de favelas do Rio de Janeiro, o filme reúne cinco curta-metragens que retratam diferentes aspectos da vida nas comunidades cariocas.
Nos dias 3 e 4 de setembro, o Centro Cultural Banco do Brasil realiza a exibição do longa, com entrada Catraca Livre, utilizando recursos especiais de acessibilidade para o público portador de deficiência visual ou auditiva.
As sessões fazem parte do “Cinema Nacional Legendado e Audiodescrito” (CNLA), projeto que exibe filmes em salas abertas, com sistema de legendagem closed caption – transcrição do que é falado com sons, que ajudam o espectador com deficiência auditiva a compreender melhor o filme, e autodescrição –, narração em paralelo ao som original e descrição de ações relevantes quando não há falas, desenvolvida para auxiliar o cego na compreensão do filme.
- História da cidade de SP e sua gente: para ver mais do que atrações
- Perto do metrô e do VLT: conheça museus próximos de estações
- Cadê as legendas em português para surdos verem filmes nacionais na Netflix?
- Projeto descreve filmes para deficientes visuais
http://www.youtube.com/watch?v=D6G-aIHQKpE