Projeto espalha ninhos de livros pela cidade

Ação acontece em espaços públicos com o objetivo de democratizar a leitura

Qualquer pessoa pode colaborar com o projeto
Qualquer pessoa pode colaborar com o projeto

Com o objetivo de democratizar a leitura, o projeto “Ninho de Livro” espalha pontos de troca de livros pela cidade. Em simpáticas casinhas de madeira, instaladas em locais de grande circulação, as pessoas podem pegar obras e deixar material para ser doado. A ação acontece desde janeiro na cidade.

“A ideia foi inspirada em um projeto que conheci durante uma viagem de férias à França. Me deparei com uma caixa presa na janela de uma casa onde as pessoas poderiam deixar livros que não quisessem mais. Achei democrático e genial, já que muitas vezes não sabemos o que fazer com livros velhos”, afirmou Renata Tasca, sócia da agência de benfeitorias Satrápia, que coordena o projeto. No Rio,  a ideia ganhou novo design e a caixinha, ganhou ares de casa de passarinho.

“O primeiro local foi o piloto e fizemos na praça Sarah Kubitschek, em Copacabana. Ficamos super felizes, pois a aceitação foi ainda maior do que esperávamos, com uma resposta de trocas imediata. Logo em seguida fizemos o lançamento do projeto no Vidigal e o terceiro Ninho foi instalado no Parque Guinle,” conta Renata. A ideia é que, até o fim do primeiro trimestre, 10 ninhos estejam em funcionamento na cidade em pontos como o Colégio Pedro II, Parque Lage e Praça São Salvador.

“Ao instalar o ninho geralmente colocamos uma média de dez livros em cada casa, sendo que dali em diante as trocas são orgânicas. Vimos que depois de dois meses, as casinhas continuavam com livros, o que nos mostra que a troca está acontecendo”, afirma. Qualquer um pode participar do projeto e deixar sua colaboração.

As primeiras casinhas foram instalados com a verba da própria agência. Atualmente, os produtores buscam parcerias com marcas que possam apoiar o projeto  para que ele possa ser expandido.

Como ajudar?

O projeto Ninho de Livro foi um dos seis projetos de intervenções urbanas selecionado para participar do matchfunding, formato de financiamento coletivo para projetos criativos. Bibliotecas colaborativas em formato de casas de passarinhoserão instaladas em dez comunidades pacificadas, visando a democratização do acesso à leitura e disseminação da cultura de troca. Quer ajudar? Clique aqui!