Reality show envia blogueiros de moda para fábrica têxtil no Camboja

26/01/2015 11:37 / Atualizado em 06/05/2020 18:30

Um experimento social, produzido pelo Aftenposten, o maior jornal da Noruega, enviou três blogueiros de moda para uma fábrica têxtil no Camboja. O resultado é um reality show on-line, chamado SweatShop – Deadly Cheap Fashion, dividido em cinco partes e estrelado por Anniken Jørgensen, Frida Ottesen e Ludvig Hambro, que retrata os horrores da exploração de trabalho no país.

Os três jovens voaram em 2014 para a capital Phnom Penh, onde vivenciaram por um mês um pouco das sensações dos trabalhadores da indústria têxtil no país do sudeste asiático. No início da série, o trio começa curioso, mas despreocupado, até entrarem em contato com as condições precárias no local.

 
 

No episódio 2, eles visitam a casa de Sokty, uma operária que mora em um pequeno apartamento na cidade. Os blogueiros vão com ela a uma loja, onde uma blusa de US$ 35 (R$ 90) vale mais do que toda a sua renda por um mês. Com o salário de US$ 3 (R$ 7), a trabalhadora compra roupas duas vezes ao ano.

Após a noite na casa de Sokty, os blogueiros começam o trabalho pesado na fábrica têxtil. Em certo momento, Jørgensen chora diante das câmeras e diz: “Eu não aguento mais. Que tipo de vida é essa?”.

 
 

O reality, com cinco episódios de cerca de dez minutos, tem direção de Joakim Kleven e revela a situação extremamente injusta da exploração do trabalho em diversos outros países pelo mundo, como no Brasil.

Veja o programa completo no link.

Assista ao vídeo:

Via Update or Die