Últimas notícias:

Loading...
EM ALTA

A origem do apelido de Zeca Pagodinho

Por: Redação
Arquivo Pessoal Zeca Pagodinho
Descubra a origem do apelido Zeca Pagodinho

Jessé Gomes da Silva Filho é o nome do cantor de samba mais conhecido do Brasil. Por trás deste apelido, que remete a um dos gêneros que o consagrou, há um “causo” para tal explicação. Quando jovem, seu primo e vizinho criaram a Ala do Pagodinho, do Bloco Boêmios do Irajá – que era do tempo do Bafo da Onça e do Cacique de Ramos.

Sua tia, costureira do Bloco, fazia fantasias para Zeca com os panos que sobravam para que pudesse desfilar com o seu primo. Na época, o cantor morava em Del Castilho e, quando ia até Irajá para pular Carnaval, referiam-se a ele como parte da turma do Pagodinho. Cláudio Camunguelo, estivador, flautista e uma dos primeiros parceiros de Zeca, por sua vez, estava em busca de um apelido para o amigo.

Das opções levantadas, Camunguelo escolheu o apelido oficial ao ouvir um rapaz de Del Castilho chamando Zeca de Pagodinho. Dessa forma, o sambista passou a assinar as músicas que compunham juntos pelo novo nome, que “pegou” entre os frequentadores do Cacique e permanece até hoje.

Compartilhe:

Tags: #Música
?>