A origem do apelido de Zeca Pagodinho

Jessé Gomes da Silva Filho é o nome do cantor de samba mais conhecido do Brasil. Por trás deste apelido, que remete a um dos gêneros que o consagrou, há um “causo” para tal explicação. Quando jovem, seu primo e vizinho criaram a Ala do Pagodinho, do Bloco Boêmios do Irajá – que era do tempo do Bafo da Onça e do Cacique de Ramos.
Sua tia, costureira do Bloco, fazia fantasias para Zeca com os panos que sobravam para que pudesse desfilar com o seu primo. Na época, o cantor morava em Del Castilho e, quando ia até Irajá para pular Carnaval, referiam-se a ele como parte da turma do Pagodinho. Cláudio Camunguelo, estivador, flautista e uma dos primeiros parceiros de Zeca, por sua vez, estava em busca de um apelido para o amigo.
Das opções levantadas, Camunguelo escolheu o apelido oficial ao ouvir um rapaz de Del Castilho chamando Zeca de Pagodinho. Dessa forma, o sambista passou a assinar as músicas que compunham juntos pelo novo nome, que “pegou” entre os frequentadores do Cacique e permanece até hoje.
Em alta Samba em Rede
-
1
Samba em Rede debate: qual e a diferença entre samba e pagode?
-
2
10 canções essenciais para entender o samba
-
3
Conheça a polêmica que envolveu Paulinho da Viola e Benito di Paula
-
4
Agenda SP: rodas de samba para curtir de hoje até segunda-feira
-
5
“Tico-Tico no Fubá”: choro paulista de fama internacional