Conheça mais sobre Dona Ivone Lara

Filha de mãe cantora, pai violonista e com um tio cavaquinista – era na casa dele onde assistia às rodas de choro -, Yvonne Lara da Costa, que atende também pelo nome artístico Dona Ivone Lara, demonstrava um talento excepcional desde criança, a facilidade na composição.

Aos 12 anos, ela escreve sua primeira canção (“Tié”). Durante a adolescência, teve como professores de música erudita Zaíra de Oliveira, esposa do compositor Donga, e Lucília Villa-Lobos, casada com o maestro Heitor Villa-Lobos. Até então, música era apenas um prazer.

Aos 17 anos, Yvonne começa a estudar na Escola de Enfermagem Alfredo Pinto e passa a trabalhar como plantonista de emergência. Embora tenha dedicado sua vida adulta à área da saúde, reservava as horas vagas para participar das típicas rodas de choro organizadas na casa do tio, com a presença de Pixinguinha e Jacob do Bandolim.

Aos 25, é contratada pelo Instituto de Psiquiatria do Engenho de Dentro, onde permanece por 30 anos até se aposentar. Especializada em terapia ocupacional, Yvonne trabalhou no Serviço Nacional de Doenças Mentais com a doutora Nise da Silveira, médica que revolucionou o tratamento psiquiátrico no Brasil.

Ainda aos 25, casa-se com Oscar Costa, filho do fundador da escola de samba Prazer da Serrinha. Sempre priorizando o trabalho de enfermeira, mas com um pé na música, programava suas férias em fevereiro para participar dos desfiles de Carnaval.

Com o fim da escola Prazer da Serrinha, começa a frequentar a escola Império Serrano. Compõe alguns sambas para a agremiação sem a perspectiva de se profissionalizar na música. Na época, havia muito preconceito com mulheres-compositoras. Apesar de mostrar pouco de seu trabalho, foi a primeira mulher a integrar a ala dos compositores de uma escola de samba.

Somente aos 56 anos passa a dedicar-se exclusivamente à música, lançando um ano depois seu primeiro disco. Mesmo tendo assumido a carreira musical tardiamente, nas décadas seguintes consagra-se como uma das referências mais importantes da música popular brasileira.

Escute seu primeiro LP aqui.