João Nogueira, um dos principais sambistas do Brasil

Pouco após a morte prematura do pai, violonista que tocava com Pixinguinha, Noel Rosa e Jacob do Bandolim, e antes de viver profissionalmente da música, João Nogueira já fazia sambas amadores para o bloco Labareda do Méier.

Um deles, “Espere Oh! Nega”, foi sua primeira composição gravada. Mais tarde, o samba “Entenda Rosa”, também feito para o bloco, saiu na voz de Elizeth Cardoso. Foi através do filho dela, César Valdez, que João Nogueira fez seu nome.

César levou o talentoso amigo para conhecer a mãe que, impressionada com o repertório de 12 música, mandou-lhe procurar por Hermínio Bello de Carvalho. O produtor musical, por sua vez, gostou logo da primeira canção que o jovem apresentou, “Corrente de Aço”.

Entre seus primeiros sucessos, destacam-se “Nó na madeira” e “Mineira”, ambos do disco “Vem quem tem”. Embora no Brasil a tendência das rádios fosse divulgar em demasia apenas uma única canção de um álbum inteiro, condição que levou muitos artistas a lançarem apenas uma música boa entre outras medianas por vez, os discos de João tinham tratamento diferente.

“Eu não gosto de fazer isso não, gosto de caprichar”, dizia ele. João Nogueira conta estas e outras histórias e canta em entrevista no programa “Ensaio”, da TV Cultura, em 1992. Assista: