Super Interessante cria infográfico da história do samba

De Donga a Inimigos da HP, o trem mostra do que é feito o samba

Intitulado de “Trem do Samba”, o infográfico da Super Interessante, da Editora Abril, mostra os principais estilos de samba e seus representantes, além das principais capitais onde o gênero se manifestou. Através de um mapa que simula uma malha ferroviária, a ferramenta conta a história da música em ordem cronológica.

A cada “estação”, algum artista que marcou o estilo da “linha” é relembrado. Entre as vertentes do samba estão marchinhas de Carnaval, samba maxixe, samba choro, samba raiz, cantores do rádio, samba canção, escola de samba, samba de breque, partido alto, bossa nova, samba rock, pagode/Cacique de Ramos, pagode romântico, samba da Bahia e de São Paulo.

A escolha desta configuração faz analogia ao “Trem das Onze”, composição do paulista Adoniran Barbosa que conquistou o carnaval carioca e colocou a terra da garoa nos trilhos do samba nacional. Lançado em 2012, ano em que o sambista completou 30 anos de morte, o infográfico se inspira em sua obra para criar o próprio trem.

O infográfico foi feito por Otavio Cohen, Daniel Apolinario, Fred Di Giacomo, Danilo Vespa, Karin Hueck, Raquel Sodré, Carolina Vilaverde, Natália Becattini, Laura Rittmeister, Juliana Moreira, Fabricio Miranda. Clique aqui para acessa-lo e viaje pela história do samba.